Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Os 70 Anos do LSD (2013)

O LSD, droga sintética que teve seu auge nos anos 60, época em que o psicodelismo acontecia a todo vapor, foi criado em 1943, em plena II Guerra Mundial. Seu uso se intensificou no ambiente "flower power", e é intimamente ligado ao acid-rock, e ao período de mudanças estéticas e comportamentais que acontecia na época do movimento hippie. Ao completar 70 anos, em 2013, a poderosa droga alucinógena foi lembrada por alguns órgãos de imprensa, como essa matéria de O Globo, intitulada Além de um Céu de Diamantes, publicada em 5 de maio, e assinada por Carlos Albuquerque:
"Não existia Lucy, e muito menos diamantes no céu. Em 1943, o mundo vivia a bad trip da Segunda Guerra Mundial quando o químico Albert Hoffman levou os dedos à boca e, sem querer, ingeriu uma substância que vinha estudando em seu laboratório na Basileia, há cerca de cinco anos. Mais tarde, em seu diário, ele descreveu o que aconteceu: 'Tive que interromper o meu trabalho no meio da tarde e ir para casa por me ver acometido por uma lerdeza, seguida por uma leve desorientação. Ao me deitar, fechei os olhos e entrei numa espécie de sonho acordado, com minha imaginação parecendo estar extremamente estimulada. Comecei a ver uma série de imagens extraordinárias, de diversas formas, num caleidoscópio de cores. Depois de algumas horas, o efeito passou'.
Aquela substância - a dietilamida do ácido lisérgico, um potente psicotrópico - passou a ser conhecida como LSD. E, 70 anos depois de sua descoberta, após uma longa e turbulenta trajetória, dos porões da CIA às mentes da contracultura sessentista, do desbunde à proibição, ela começa a ser revista, com  as portas para o seu estudo, finalmente, reabertas - seu uso terapêutico no tratamento da depressão é considerado promissor - ao mesmo tempo em que seu impacto no mundo cultural, no Brasil e no exterior, é lembrado de forma 'limpa'.
- Hoffman nunca imaginou que iria descobrir algo tão importante e ao mesmo tempo que se tornaria ilegal e proibido - afirma o também suíço Martin Witz, diretor do documentário 'The Substance', de 2012, exibido recentemente pelo canal a cabo GNT, com o título 'A Descoberta do LSD', e a última pessoa a entrevistar o recluso Hoffman, que morreu em 2008, aos 102 anos.
 - Ele estava feliz por perceber que, enfim, sua descoberta estava sendo recompensada. Por isso mesmo, prometi a ele fazer um filme equilibrado, sem condenações ou celebrações.
No documentário - que acaba de ganhar uma nova versão, em DVD, no exterior - são mostradas as primeiras experiências com a droga, nos anos 1950, logo descobertas pela CIA, que em plena Guerra Fria, pensou em usá-la de forma controvertida, como uma espécie de 'soro da verdade' em possíveis prisioneiros. Na década seguinte, porém, o LSD 'fugiu' dos laboratórios e foi parar nas ruas, inflamadas pelo clima libertário daquela época.
- É complicado imaginar como seria a contracultura sem o LSD porque ele estava lá, estava presente, não há como dissociar uma coisa da outra - afirma o escritor, filósofo e jornalista Luiz Carlos Maciel, um dos fundadores do jornal 'O Pasquim', em 1969, e editor da primeira versão brasileira da revista 'Rolling Stone'. - Seria leviano dizer que a droga criou aquele panorama, mas não há como negar que ela estava lá, inserida naquele momento libertário, de contestação, de confrontação com os valores estabelecidos.
Com seus poderes alucinógenos promovidos por gente como Timothy Leary, um ex-professor de Harvard que via na droga a possibilidade de 'curar' o materialismo da sociedade americana e pelo escritor Ken Kesey (de 'Um Estranho no Ninho'), com seus famosos 'testes do ácido', feitos num ônibus que percorria os EUA, o LSD passou a alimentar os sonhos de uma geração. De forma irresponsável, segundo Hoffman, que criticava o seu uso descontrolado e fora dos laboratórios.
- Hoffmam ficou chocado com a apologia feita por Leary - lembra Witz.
- Ele sabia que o LSD podia ter efeitos colaterais perigosos se tomado em doses grandes e contínuas. Hoffman defendia seu uso sob o controle de especialistas, e Leary fazia o oposto, divulgando o seu uso de forma universal.
No Brasil, como lembram o poeta Chacal e o escritor Jorge Salomão, o contexto era outro, já que o LSD chegou por aqui em meio aos anos de  chumbo, em plena ditadura militar.
- A gente saía do cinema, depois de assistir a 'Yellow Submarine', dos Beatles, e dava de cara com um camburão na porta. Era o colorido da mente contra o cinzento da realidade, um contraste muito grande - diz Chacal.
- Havia um escapismo inevitável de uma realidade sufocante, que camuflava sonhos reais - ressalta Salomão.
Não demorou muito, e a substância - celebrada por artistas como os Beatles, The Doors, Jefferson Airplane, The Byrds e Jimi Hendrix e escritores como Aldous Huxley e Allen Ginsberg - foi colocada na ilegalidade pelo governo de Richard Nixon, em 1969, com a proibição não apenas do consumo, mas também das pesquisas.
- Essa proibição foi um desastre, já que retardou durante muito tempo os estudos sobr a droga - afirma o psiquiatra e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Dartiu Xavier da Silveira, que participou, há duas semanas, do Psychedelic Science, congresso sobre psicotrópicos realizado na Califórnia. - Hoje, entre outras coisas, é possível entender melhor seu impacto no meio cultural já que, mesmo não tornando ninguém criativo, ela ajudava o homem na sua eterna busca pela transcendência.
Psicodelia Musical
1) 'Lucy in the sky with diamonds', dois Beatles: um marco da psicodelia da banda, embora John Lennon sempre negasse a referência ao LSD
2)'Purple Haze', de Jimi Hendrix: na letra, ele fala de uma névoa púrpura em seu cérebro e do desejo de beijar o céu.
3) 'Break on trough, dos Doors: o grupo de Jim Morrison chegou a ser censurado pela própria gravadora por causa da letra, sobre ficar 'doido'
4) 'Eight miles high', dos Byrds: a banda usa uma viagem de avião como alegoria de um momento de psicodelia
5) 'White rabbit', do Jefferson Airplane: a letra da vocalista Grace Slick fala de pílulas mágicas e cita o clássico 'Alice no País das Maravilhas' "
 

Um comentário: