Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Jefferson Airplane - O Acid Rock de San Francisco


 A revista Internacional Extra era uma das várias revistas sobre rock que circulavam pelas bancas nos anos 80. Em seu nº 26 (1983), a publicação traz uma matéria sobre o "acid rock" ou rock psicodélico, que era muito difundido na cidade de São Francisco, na Califórnia, por bandas que se estabeleceram na cidade. A matéria dá destaque à banda Jefferson Airplane :

"San Francisco era uma festa permanente, com a descoberta do corpo marchando ao lado da libertação de todas as fantasias. Os Fillmores de Bill Graham eram palcos de concertos delirantes, em que luzes estreboscópicas, filmes e slides forneciam o componente visual de viagens inesquecíveis. A trilha sonora era provida pelo Jefferson Airplane, Grateful Dead, Country Joe and The Fish, Charlatans, Quicksilver Messenger Service e Big Brother and The Holding Company. Os dois primeiros foram expoentes destacados do rock progressivo.

Agrupado por Marty Balin e Paul Kantner, músicos folk dos coffee-houses do Haight Ashbury - bairro dos intelectuais e pirados de San Francisco -, o Jefferson Airplane misturava jazz, folk, blues, música experimental, efeitos especiais. Seu LP de estreia, Takes Off (1966), ainda trazia influências dos Beatles e Byrds, mas a seguir veio uma obra-prima, talvez o disco mais característico do acid rock: Surrealistic Pillow. Foi quando ingressou no grupo a excepcional Grace Slick, intérprete carismática e de voz poderosa. O aeroplano teria então como tripulantes os guitarristas/vocalistas Kantner e Balyn, o baterista Spencer Dryden, o guitarrista líder Jorma Kaukonen, o baixista Jack Cassady e a cantora Grace Slick, mantendo essa formação durante seu apogeu, no período 1967/69.

Disco-síntese das curtições e crenças da geração das flores, Surrealistic Pillow brinca com a percepção lisérgica em 'Embryonic Journey' dá uma versão atualizada das peripécias de Alice no País das Maravilhas ('White Rabbit') e proclama a esperança de que todos os problemas da humanidade se resolveriam na cama ('Somebody To Love'). Meio deslocadas nesse contexto, há duas canções melancólicas, pungentes, de cristalina beleza; 'Today' e 'Coming' Back To Me'.
Depois, acompanhando o movimento de consciência da coletividade que expressava, o aeroplano foi baixando à terra e se defrontando com suas mazelas políticas e sociais. After Bathing At Baxter's (1967), em que seu som ganha toques jazzísticos, ataca a Guerra do Vietnã, a repressão policial e a sociedade de consumo. O apocalíptico Crown Of Creation (1968) fustiga os executivos do sistema ('Logo vocês conseguirão a estabilidade que tanto buscam/ Da única forma que é concedida/ Num lugar entre os fósseis do nosso mundo') e aproveita uma adulta canção sobre triângulo amoroso, 'Triad' - composição de David Crosby, cujo conjunto, o Byrds, havia rejeitado como imprópria.
Bless Its Pointed Little Head (1969), mostrando por que o conjunto se tornou a atração maior dos Filmore Lest e Oeste. E foram fulgurantes suas aparições nos festivais de Woodstock (em Altamont subiu ao palco antes dos Stones e sofreu as primeiras consequências da tensão ambiente, com um membro sendo agredido ao apartar uma briga nas primeiras filas).
Volunteers (1969), com sua faixa-título que era um incitamento à ação revolucionária, coroou a fase política do Airplane, além de servir como um canto-do-cisne do conjunto. Sua decadência refletiu o desânimo que se abatia sobre as crianças do flower power, cujos projetos ousados e generosos se chocaram contra o conformismo da maioria silenciosa. As saídas de Marty Balin (por divergências), Jack Cassidy e Jorma Kaukonen (foram formar o Hot Tuna) valeram como golpe de misericórdia. No ano seguinte, 1972, o aeroplano despencou de vez. Kantner e Slick permaneceram na ativa, realizando trabalhos-solo que acabam propiciando um reagrupamento em 1973, como Jefferson Starship.
A proposta agora, era de 'uma música popular calcada em todos os tipos de música feitos por americanos na sociedade contemporânea', sem acid rock ou contestação. Melodias concentradas, intensas, valorizadas por interpretações sutis - além do excelente trabalho vocal, marca registrada dos Jefferson, havia também o violino mágico do Papa John Creach, no entanto, após os auspiciosos Dragon Fly (1974) e Red Octopus (1975), a astronave entra em pane; o Papa vai rezar em outros altares e o grupo opta por um rock pesado que conviria melhor a principiantes."


Nenhum comentário:

Postar um comentário