Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Elis & Tom - Um Disco Histórico Relançado (2004)


 Em 1974 foi lançado Elis & Tom, um disco histórico da música brasileira, um álbum que pode ser chamado de perfeito, mesmo para o mais exigente dos ouvintes. Em 2004, em comemoração aos 30 anos de seu lançamento, a gravadora Universal (antiga Phillips) lançou uma edição especial do álbum, em CD e DVD Áudio. Eu que já possuía a edição original em vinil, também adquiri essa edição comemorativa, e posso dizer que valeu a pena. Na ocasião, a revista Shopping & DVD Music nº 92 (outubro/2004) trouxe uma boa matéria sobre o relançamento, assinada por Alyne Azuma:

"Em seu aniversário de trinta anos, Elis & Tom, um dos álbuns mais importantes da música brasileira, ganha uma versão reeditada na qual toda a riqueza musical e achatada pela tecnologia da época é revelada e disponibilizada ao público numa edição especialíssima em DVD áudio e CD.

Quando Elis completou dez  anos com a gravadora Phillips (atual Universal), o então presidente André Midani perguntou à  cantora o que ela queria ganhar em comemoração à data. Para surpresa de todos e alegria do mundo inteiro, Elis respondeu que queria um disco com músicas de Tom Jobim... com Tom Jobim.

Tom, Elis e César Camargo Mariano

Como Tom já morava há anos nos EUA nessa época, o ideal, ou pelo menos mais fácil, teria sido trazê-lo para o Brasil. Mas como outros compromissos o impediam de vir para cá, depois de muitas complicações logísticas e financeiras, Elis Regina, César Camargo Mariano, o quarteto de Elis e o produtor Aloysio de Oliveira (ponte fundamental entre as duas partes, Elis e César e Tom Jobim) partiram para os EUA.

Apesar da admiração mútua, Tom e Elis eram de gerações distintas, Elis representando o novo e Tom, em suas próprias palavras, o velho. Essa diferença foi motivo para tensão entre ambas as partes, mas, na verdade, tudo não passava de pura ansiedade e apreensão. Nada que não se resolvesse no estúdio, quando todos os envolvidos colocaram finalmente vozes, cérebros e mãos à obra.

Numa excelente metáfora feita pelo próprio Tom no  final do processo, e reproduzida fidedignamente por César na ocasião do lançamento do álbum, 'Eu gosto de tomar banho de banheira, com água parada. Já vocês gostam de tomar banho de chuveiro, com água fresca'.  Numa citação reproduzida no encarte do álbum, Elis declara: 'Nos meus dez anos de gravadora, ganhei de presente um encontro com Tom. Foram momentos vividos por  duas pessoas muito tensas, que só conseguem se descontrair através da música. (...)'

Mas esse e outros percalços (como o fato de César ter sido impedido de reger as cordas por uma questão sindical), só dão mais tempero ao álbum. Cada história revelada ou relembrada por alguém que viveu aquilo tão intensamente como César Camargo Mariano pode facilmente, e provavelmente vai, dar um livro. 'O clima da gravação, do estúdio, propiciaram o que o álbum é hoje. Ninguém nunca tinha tido contato com isso. Só eu e pouquíssimas pessoas envolvidas no processo', explica o maestro.

Eis, que agora, trinta anos depois, esse material foi restaurado, por ninguém menos do que o próprio César Camargo Mariano, marido de Elis na época, arranjador e instrumentista do álbum e a única pessoa viva hoje que acompanhou o processo do ponto de vista profissional (artística e tecnicamente) e pessoal com tanta intensidade. Numa parceria entre a Trama e a gravadora Universal, detentora do acervo da extinta Phillips, César e o engenheiro Luis Paulo Serafim passaram meses numa minuciosa restauração da matriz, que envolveu transferência, restauração, mixagem em estéreo e mixagem em 5.1. 'A música já pagou um preço muito alto pela distorção e essas perdas que as  gravações sofriam', comenta César. E explica: 'Pensou-se numa restauração. O objetivo não era mostrar coisas novas, e sim o clima da gravação. Nada foi editado, nem na época, nem agora. Não havia motivo para editar, seria uma traição.'

Aloysio, César, Tom e Elis

E, para deleite do público, além das 14 canções já conhecidas, Elis & Tom traz duas faixas bônus em DVD, 'Bonita' e 'Fotografia', que aparece no álbum na versão 'oficial' e no bônus numa versão alternativa que Elis tocava nos shows. 'Bonita', a despeito dos protestos de Tom e César, foi cortada por Elis por achar que seu sotaque cantando em inglês não estava bom o bastante.

Outro presente que a nova versão traz é uma espécie de 'antes e depois' de cada faixa. As piadas, comentários, contagens, marcações e pequenos ruídos agora podem ser ouvidos como se o ouvinte estivesse lá participando da gravação. 'Quando a música propunha um fade out, deixava-se para cortar na mixagem. Tantos que as interpretações eram bruscas, como dá pra notar. E a festa acontecia nesse espaço. Todas as improvisações aconteciam no fade out. Isso faz parte do clima, então tinha que deixar. Os comentários e  piadas, também', revela.

Aloysio de Oliveira e Tom

O sistema 5.1, utilizado por César Camargo Mariano na reedição de Elis & Tom traz uma fidelidade absoluta permitindo a audição de detalhes praticamente imperceptíveis numa versão comum. Se o ouvinte fechar os olhos, vai se imaginar em 1974 no meio do estúdio assistindo a gravação do disco. Para quem dispões de um home theatre e tiver caixas bem posicionadas, o DVD áudio traz uma riqueza sonora inigualável, digna de uma boa sala de cinema. Pra quem não tem, o DVD áudio (que não traz imagens em movimento) pode muito bem ser tocado num aparelho de DVD e satisfazer plenamente o desejo de ouvir o álbum com o máximo de realismo. E, de quebra, ainda há a versão em CD que também traz qualidade sonora muito superior.

Mas, independente do equipamento que cada um tem em casa, o que importa é que um patrimônio da música brasileira, e tesouro mundial, acaba de ser disponibilizado com toda a qualidade que a tecnologia oferece e toda a sensibilidade."






3 comentários:

  1. Quando comprei o LP confesso que não gostei,achei que a cantora não tinha mostrado todo o seu potencial de voz,depois entendi,ela não poderia cantar as músicas do principal compositor da bossa-nova sem suavizar sua emissão.

    ResponderExcluir
  2. Blog sensaconal! Como não descobri antes??

    ResponderExcluir
  3. oi amigo posta por favor o dvd aqui no blog tal como o cd? obrigado.

    ResponderExcluir