Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Caetano Veloso Fala do Disco Qualquer Coisa (2012)


 Em 2012, ano em que completou 70 anos, Caetano Veloso foi homenageado com uma série de fascículos vendidos em bancas que trazia como destaque um de seus discos, onde vinha um CD encartado, e um depoimento feito pelo Caetano ao pesquisador Rogério Fróes, falando sobre a obra destacada. No volume 15 ele falou sobre o disco Qualquer Coisa, lançado em 1975:

"'Depois do 'Araçá Azul' eu fiquei dois anos sem fazer álbuns, então quando fiz o 'Jóia' acabei fazendo o 'Qualquer Coisa', informa Caetano Veloso, que em 1975 entrou no estúdio da Phonogram para gravar um disco que valeria por dois. Ou talvez dois álbuns com cara de álbum duplo separado na maternidade.

O 'Araçá Azul' tinha chegado num ponto muito radical, então pra retomar as canções como eu queria, eu quis fazê-lo numa situação pós-Araçá Azul. Então 'Jóia' nasceu deste comprometimento, e 'Qualquer Coisa' já foi como deixar rolar o que acontecesse, fosse o que fosse. Foram gravados e lançados simultaneamente. O que fosse uma espécie de canção pós-Araçá Azul, ia pro 'Qualquer Coisa'. Tanto as regravações, quanto composições. Tem Beatles nos dois, mas no 'Jóia' só tem Help - que é jóia' (rindo). As outras foram tudo 'Qualquer Coisa', informa Caetano, 37 anos depois, em depoimento exclusivo para este projeto.

'Você sabe que até hoje eu gosto da gravação Eleanor Rigby?', pergunta Caetano. 'Eu acho bonita e não me incomodo se no mundo de língua inglesa ninguém notou, nem acha. Eu acho que é boa. Parece que sou modesto, dizendo que faço coisas modestas e não imagino que vão ter permanência por sua importância artística. Isso que eu falei é verdade, não é modéstia. Eu acho isso mesmo, em geral. Agora, tem algumas coisas que eu acho que posso dizer de uma maneira e que podem soar arrogantes. Por exemplo, o mundo de língua inglesa é que vai ter que se curvar um dia, mais cedo ou mais tarde, ao fato de que essa gravação de Eleanor Ribgy é bonita... assim como aquela de Jokerman, que eu fiz anos depois. É uma canção de Bob Dylan que eles não consideram bonita, mas eu adoro. Eu acho a canção linda e acho minha gravação muito bonita'.

Caetano vinha do experimentalismo anticomercial de 'Araçá Azul', lançado em janeiro de 1973 e que definitivamente encalhou nas prateleiras. O artista caiu na estrada e mergulhou nos circuitos universitários, fazendo participações em festivais. Gravou compacto para o carnaval de 1974, mas efetivamente aproveitou o ano para investir na atividade de produtor musical - fazendo o álbum 'Cantar', de Gal Costa, e o experimentalíssimo 'Walter Smetack'. A Phonogram monta uma coletânea intitulada 'Temporada de Verão', reunindo gravações ao vivo de Caetano, Gal e Gil no verão baiano, e o disco chega ao mercado em abril - para embalar as turnês de inverno dos artistas. Caetano termina o ano de 1974 preparando um novo compacto para o carnaval, desta vez com 'Cara a Cara' e 'Hora da Razão'.

E é no início de 1975, passado o tradicional verão na Bahia, que Caetano mergulha em estúdio para gravar um novo álbum. Depois de mais de dois anos sem gravar um álbum solo, a alta produção acabou gerando um material para um álbum duplo - mas Caetano preferiu criar conceitos diferentes para ambos e dividir o repertório de acordo. Era época em que tudo carecia de um manifesto, tudo precisava ter movimento. Com ironia, Caetano redige uma apresentação para cada trabalho. Mas hoje, 37 anos depois, Caetano analisa com mais objetividade o tal 'Qualquer Coisa', cuja capa remetia à arte original de 'Let Be', o último álbum lançado pelos Beatles, cinco anos antes. 'Rogério Duarte ouviu as gravações das músicas dos Beatles e sabia o quanto eles tinham sido importantes pra gente. Essas gravações dos Beatles são um reconhecimento da importância que eles tiveram pra nós em 1966... para acontecer o que aconteceu em 1967, às vésperas do Tropicalismo, saiu nas revistas especializadas valorizando o trabalho musical do quarteto de Liverpool quando foi lançado o lendário LP 'Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band'. E, mais adiante, no final de 1968, quando saiu o famoso 'Álbum Branco', Caetano foi convidado a fazer livres traduções, com sua interpretação, de letras do disco para uma revista semanal. 'Okky de Souza era novinho, um garoto ainda, e me pediu pra traduzir algumas letras do 'Álbum Branco'', lembra Caetano.
'Qualquer Coisa' e 'Jóia' poderiam ter tido vida longa, mas não tiveram. No final do ano, depois de gravar e lançar - para o carnaval de 1976 - o compacto puxado por 'A Filha de Chiquita Bacana', Caetano mergulhou com Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia no projeto Doces Bárbaros, que celebraria com turnê, disco e filme os 10 anos do início da carreira daqueles nomes já consagrados da MPB.



Um comentário:

  1. Estou ouvindo a música dos Beatles,difícil regravar músicas dos caras,eu gosto daquela que a Elis estraçalhou...

    ResponderExcluir