Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Encontro de Maria Bethânia e Clarice Lispector


 Maria Bethânia em seus espetáculos sempre gostou de falar textos de autores de quem gostava, e tinham a ver com o repertório que cantava. Seus espetáculos costumam ser cercados de  grande produção, principalmente nos anos 70, quando eram dirigidos por Fauzi Arap. Bethânia nunca escondeu seu fascínio por Clarice Lispector, assim como Caetano, também fã da escritora. Na revista MPB Especial nº 3 (1980), dedicado à cantora, há um texto sobre a presença de Clarice na vida de Bethânia e um encontro que as  duas tiveram. O texto se intitula "Que mistérios tem Clarice?":

"Ainda na época em que morava na Bahia, Caetano Veloso era assinante de uma revista chamada Senhor. Certa vez, um conto publicado chamou sua atenção. Indicou-o  para Bethânia, pois achava que ela iria gostar. O conto chama-se 'A Legião Estrangeira' e fora escrito por Clarice Lispector.

Bethânia não só gostou, como acabou lendo tudo que caía nas mãos assinado por Clarice. Foi assim que nasceu sua predileção pela autora. Bethânia não escondia a ninguém que um de seus maiores sonhos era um dia conversar com Clarice. Mas este seu desejo, nem sempre foi muito incentivado. Já na época de Opinião as pessoas lhe contavam que Clarice era uma mulher muito estranha, misteriosa, e que, via de regra, não falava com ninguém.

Clarice Lispector

Mas Bethânia não acreditava. Uma vez, Caetano conseguiu o número do telefone de Clarice por intermédio de amigos. Animados, ele e Bethânia se dedicaram à aventura de discar para a escritora. Era noite. Mas não seria ainda daquela vez. Bethânia não teve coragem de falar.

Conhecedor destas histórias e amigo particular de Clarice, Fauzi Arap um dia contou-lhe sobre Bethânia. E tudo aconteceu seguindo os moldes únicos de Lispector, que um dia escreveu: 'não se estando distraído, o telefone não toca. E é preciso sair de casa para que a carta chegue'.

Bethânia estava distraída naquela tarde. Acabava de chegar ao teatro para ensaiar. Vinha da praia e com  as mãos agitava os cabelos para enxugá-los, cantarolando. De repente, num momento único de raro brilho ela a viu. Estava sentada numa cadeira.

Fauzi se dirigiu à Bethânia dizendo que Clarice viera trazer-lhe um texto. O chão pareceu ausentar-se. Bethânia queria falar e a voz não saía. Seus olhos estavam fixos naquela figura completa, sagrada. Não trocaram uma palavra.

Por fim, Clarice estendeu-lhe o texto e disse: 'leia'. Bethânia pegou naquele papel como se estivesse com  todo o ouro do mundo nas mãos. Fauzi também insistiu para que ela lesse.

Na quarta frase Bethânia estava à beira de um desmaio. Sua timidez chegou a um grau tal, que Clarice por um momento pensou que o texto não agradara. Bethânia conseguiu voltar a ter um pouco mais de controle, quando Clarice pediu que cantasse. Aliviada, correu em direção ao piano e de improviso, com Zé Maria, ofereceu-lhe a música 'Objeto Não Identificado'.

Não acreditava que ela iria, mas mesmo assim, pediu a Fauzi que convidasse a escritora para a noite de estreia. Naquela data, ao final do espetáculo, todos se dirigiram ao camarim, que ficava no subsolo.  Para se ter acesso a ele descia-se uma grande escada. Lá embaixo Bethânia surgiu para cumprimentar as pessoas. Havia muita confusão, várias pessoas falando ao mesmo tempo, muito barulho, ambiente típico de estreia. Do topo da escada uma voz forte fez com que todos se silenciassem. Era Clarice Lispector dizendo: 'Esse show não termina nunca. Ele é eterno'. Depois ela desceu os degraus, chegou até Bethânia e a abraçou, definindo: 'Faíscas. Faíscas no palco'.

Foi desta maneira abençoada que Rosa dos Ventos iniciou aquela que seria uma temporada de maior êxito de Bethânia. Gravado, este show se constituiu numa relíquia aos que possuem o disco e na lembrança daqueles que, em 1971, tiveram o privilégio de assisti-lo."



3 comentários:

  1. Adorei conhecer essa história. Não sabia desse encontro.
    E hoje que li a sua descrição no blog, genial amigo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Margô. Eu sempre busco histórias interessantes para publicar, como essa

    ResponderExcluir