Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Keith Richards - Longa Estadia no Inferno (Revista Roll - 1984) - 2ª parte


 "Durante uma excursão americana, em 1965, quando pararam num  pequeno hotel, Keith tocou para Mick um riff de guitarra que ele achou que poderia ser uma faixa do próximo álbum dos Stones, O riff vinha acompanhado pelas palavras 'I can't get no satisfaction'. 'Isso já era só um título provisório', relembra Keith. 'Eu pensei naquilo só como um riff e achava que não era comercial o bastante para se tornar uma canção'. Mesmo depois que Jagger colocou uma letra na música. Keith não podia crer que tivesse tido inspiração para fazer um novo hit. 'Eu acho que Keith sentiu que aquilo era básico demais... só um riff bobo', relembra Jagger. 'Ele estava com medo que soasse como folk-rock. Eu realmente havia gostado  daquilo. Fazendo 'Satisfaction' foi a única vez que nós realmente tivemos um desacordo'.

Nos estúdios da RCA, Keith trabalhou 'no seu riff bobo', tocando-o ligado a um pedal fuzz. O resultado surpreendeu a todos e duas semanas após ter sido lançada, a canção pulou do 14º para o 4º lugar no chat da Billboard. A 10 de julho de 1965, 'I Can't Get No (Satisfaction)' tornou-se a primeira música dos Stones a chegar ao top do hit-parade americano. Com cinco guturais notas graves - até hoje a mais famosa introdução dentro do rock - Keith Richards tinha encontrado sua voz.

Em fevereiro de 1967, Mick e Keith começaram a ser pressionados pelo establishment, cuja sensibilidade eles vinham atingindo há algum tempo através das letras das canções e da postura irreverente nas turnês. Uma noite, a polícia deu uma batida de surpresa na casa de Keith, e prendeu ele  e Mick sob a acusação de usar a propriedade para fumar maconha. Os dois Stones e mais um amigo, Robert Fraser, pagaram 12 mil dólares para se verem livres temporariamente da polícia, enquanto aguardavam o julgamento.

Para meterem-se o mais longe possível dos problemas, eles partiram em férias para o Marrocos. Keith foi por terra junto com Brian Jones e Anita Palemberg que, na época, era namorada de Jones. No caminho para a França, Brian contraiu pneumonia e sugeriu que Keith e Anita continuassem a viagem sem ele.

Na volta das férias, Mick e Keith foram julgados pelo tribunal de Sussex. Keith pegou um ano de prisão e Mick três meses. Mick cumpriu sua pena em Brixton e Keith em Wormwood Scrubs. Keith nunca mais esqueceu seu número na prisão (7855), o miserável raio de luz que atravessava a janela de sua cela e as ofertas que recebia durante a caminhada pelo pátio dos prisioneiros vendendo todos os tipos de drogas.

Assim como Keith inspirou toda uma geração de guitarristas, moldados à semelhança de sua silhueta 'junk', sua vida privada foi o modelo para uma nova espécie humana. Ele e Anita viviam quase que todo o tempo na residência de Redlands. Um vizinho que sempre se encontrava com Keith, lembra que as olheiras eram muito profundas e ele parecia fumar um cigarro atrás  do outro. As orgias promovidas pelo casal também ficaram famosas. Circulavam muitos boatos sobre o que realmente acontecia em Redlands. O que levou Keith a dizer, certa vez: 'Dizem coisas incríveis sobre nós; quase tudo é verdade'.

Keith e Anita Palemberg no Brasil - 1968

Anita tornou-se uma força entre os Stones. Ela era, em grande parte, a causadora do crescente exotismo de Keith, da infelicidade de Brian, e da nova compulsão de Mick em tecer elogios a Satanás. Ela e Keith estavam pegando muito pesado. Segundo consta, o próprio fornecedor de drogas deles temia pela sorte do casal.

Em 1969, Keith comprou uma casa em Cheyne Walk, na mesma área exclusiva em frente ao rio Chelsea onde Mick também residia. Anita estava então grávida de seu primeiro filho, Marlon. Algumas vezes, Keith deixava escapar uma frase, num misto de medo e elogio: 'Heroína é como um lento processo de sedução'.

Em julho de 1969, Brian Jones foi encontrado morto na piscina da casa de Keith. Mais tarde, naquele ano, os Stones fizeram a sua primeira excursão americana desde 66, um êxito financeiro e artístico até que veio o festival de Altamont, em Livermore, Califórnia, onde um espectador foi morto a facadas por um dos Hell Angels que cuidavam da segurança do  grupo.

Em 1970, os Stones descobrem que estão atolados em taxas e impostos e mudam-se para a Riviera Francesa, onde Keith estabelece sua nova residência. Ali, continuava a trip de heroína do casal Richards. Keith achava que a França estava tendo um péssimo efeito sobre os Stones e considerava que o melhor a fazer seria ir para um estúdio e gravar um novo álbum. Os Stones haviam sido acompanhados na viagem pelo seu equipamento de estúdio, que cabia todo num trailer e incluía até um circuito interno com o título provisório de 'Tropical Disease' e acabou sendo lançado 'Exile on Main St'.

O único antídoto que Keith tinha contra a droga era a presença dos Stones nos palcos. Ali, com sua inseparável lata de  cerveja na mão, ele sentia que nada lhe faltava. A tolerância mútua que manteve os Stones juntos durante tanto tempo, no entanto, começava a dar sinais de enfraquecimento no final dos anos 70. quanto mais Keith descia às profundezas do inferno, mais Mick Jagger ascendia socialmente. Quanto mais respeitável Mick se tornava, mais Keith seguia determinado a ser o antigo fora da lei dos anos 60. Pela primeira vez desde os seis anos de idade, as suas opostas mas inseparáveis naturezas estavam em conflito aberto. Keith criticava a postura 'teatral' e coniventemente social de Mick. Este não aguentava mais o envolvimento de Richards com as drogas.

Em fevereiro de 1977, quando os Stones preparavam-se para uma turnê pelos clubes de Toronto, no Canadá, Keith foi pego pela polícia com uma grande quantidade de heroína, correndo o risco de ser processado como traficante. A única saída possível era fugir dali, enquanto os advogados cuidavam do caso. Keith e Anita foram para Nova Iorque, onde iniciaram um tratamento de acupuntura neuroelétrica. Finalmente, após várias tentativas, eles estavam livres da droga.

Ali, no palco, com um cigarro entre os lábios, Keith continuaria sendo um grande nome dos Stones. Mick Jagger é um ídolo, mas Keith é um herói."




Nenhum comentário:

Postar um comentário