Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O Funk e o Fusion


Nos anos 80 a editora Três, que publicava a revista Somtrês, lançou uma série de quatro volumes contando a história do rock e suas vertentes , em ótimo texto escrito por Roberto Muggiatti, um grande pesquisador e conhecedor do assunto. Em seu quarto volume há um tópico que destaca o funk, música essencialmente negra, que ganhou grande projeção a partir dos anos 60 e o jazz-rock ou fusion, surgido no final daquela década, a partir de um experimento vindo principalmente de experiências musicais de Miles Davis. O texto é bem elucidativo e didático para os interessados no assunto. Segue abaixo o texto:

"Nos anos 50, o adjetivo 'funky' surgiu no jazz para designar um tipo de música de ritmo vibrante e autenticamente negro, em oposição ao cool jazz e ao jazz branco da West Coast. Nos anos 70, a palavra voltou sob a forma de 'funk', um desenvolvimento nascido da música soul dos anos 60  e da discoteca dos anos 70.

James Brown e Sly Stone são os pioneiros, Kool and the Gang e o Earth, Wind & Fire as maiores expressões recentes. E o incrível homem-orquestra Prince projeta o funk no futuro com seu rock altamente instigante (ouçam seu último álbum, 1999).

James Brown

Já o fusion é a fusão do rock com o jazz - se é que houve realmente. Na verdade, há o electric jazz, tomando emprestado do rock a instrumentação eletrônica, um pouco da batida, mas não deixando de ser jazz, isto é, música instrumental improvisada. E há o rock jazzificado, música vocal apoiada em instrumentação e orquestrações oriundas do jazz e abrindo espaço para solos improvisados. As primeiras experiências do rock com o jazz começaram em bandas de metais tipo Blood, Sweat & Tears e Chicago. Do lado do rock, Frank Zappa foi um pioneiro do fusion, principalmente em álbuns como Hot Rats e The Grand Wazzoo.

Do lado do jazz, a criação do fusion é atribuída a Miles Davis, com o álbum duplo de 1970, Bitches Brew. Do efeito que lhe causou a música de Jimi Hendrix e de sua associação nos anos 60 com músicos como o saxofonista Wayne Shorter, os tecladistas Herbie Hancock, Joe Zawinul e Chick Corea, os guitarristas George Benson e John McLaughlin, Davis começou a eletrificar a sua banda - teclados, guitarra, baixo e até mesmo saxofone e trompete. Wayne Shorter e Joe Zawinul deixaram Miles para formar, ainda em 70, o Weather Report, que se tornaria o grupo mais representativo do fusion. McLaughlin, com o violonista de Zappa, Jean-Luc Ponty, formou a Mahavishnu Orchesta, outro marco do jazz-rock.

Miles Davis
O blues inglês produziu guitarristas improvisadores como Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck, mas o artista mais significativo do movimento foi John Mayall, que conseguiu equilibrar letras de rock com um clima de improvisação jazzística. Mayall mudou-se para os Estados Unidos nos anos 70 e lançou a jazz-blues fusion, utilizando, entre outros, músicos de jazz como o trompetista Blue Mitchell e o saxofonista Clifford Solomon, sem abrir mão das letras, de sua autoria e na sua voz.
Outro fenômeno curioso foi o ressurgimento, em meados dos anos 70, do jazzman maldito Ornette Coleman - criador do free jazz - lançando uma espécie de free-funk-fusion, jazz de vanguarda com algo da batida e da eletricidade do rock. Coleman fez escola - a chamada teoria 'harmolódica' - principalmente através do guitarrista James Blood Ulmer e do baterista Ronald Shannon Jackson. Embora a ênfase do funk seja basicamente rítmica e o do fusion  predominantemente instrumental e improvisada, as duas tendências são forças atuantes na formação dos sons do futuro."



Nenhum comentário:

Postar um comentário