Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os Stones Visitando o Brasil - 1ª Parte

Os Rolling Stones já tocaram no Brasil em três oportunidades, mas antes disso, alguns de seus membros já haviam visitado nosso país. A primeira dessas visitas aconteceu em janeiro de 68, quando Mick Jagger, e sua mulher na época, Marianne Faithful  vieram curtir um período de férias em nosso país. Depois, em dezembro, Mick, em sua segunda passagem por aqui, trouxe o parceiro Keith Richards. A foto acima mostra a dupla desembarcando no aeroporto do Galeão com suas bagagens. Outros membros da banda, como Mick Taylor e Charlie Watts também andaram por aqui.
Por conta do badalado primeiro show da banda no Brasil, que aconteceu em janeiro de 1995, o Jornal do Brasil publicou um caderno especial sobre a banda em 25 de janeiro daquele ano, contando histórias,  curiosidades e depoimentos sobre os Stones. Um dos assuntos destacados foram essas visitas turísticas que os membros citados fizeram por aqui. A matéria, assinada por Edmundo Barreiros, trazia por título "Noites de farras e macumba":
"Enquanto os fãs brasileiros sonhavam em ver os Rolling Stones tocando no Brasil, vários integrantes da banda estiveram aqui em busca de sossego, diversão e inspiração. Mick Jagger foi o primeiro a aterrissar no Rio, em 1968. Gostou tanto que veio outras vezes, uma delas com o parceiro Keith Richards. O baterista Charlie Watts e Mick Taylor, guitarrista da banda entre 1969 e 1974, também apareceram por aqui. Primeiro como turistas, depois para mostrarem trabalhos solos, em 1992 e 1990.
Em janeiro de 1968, o Rio recebeu a visita de um exótico cabeludo vestido com roupas extravagantes. Era Mick Jagger, que veio com sua mulher Marianne Faithful e com o filho dela, de 3 anos. Seu cicerone foi Fernando Sabino, que tinha sido adido cultural na embaixada do Brasil em Londres. 'Eles eram muito elegantes, verdadeiros ingleses', recorda o escritor, que convidou amigos, entre eles o jornalista e compositor Nelson Motta, para conhecerem o astro. 'Fomos ao Antonio's, no Leblon. Foi um escândalo quando Mick e a mulher fumaram um baseado enorme na varanda do bar', recorda Motta. Depois do Rio, o casal foi esconder-se no interior da Bahia. 'Na primeira noite, ficamos doidões e assistimos a uma cerimônia folclórica chamada Santeria. Não havia outros brancos além de nós e todos ficaram ofendidos. Fomos embora rápido e acho que essa experiência levou Mick a usar samba como base em Simpathy for the Devil', escreveu Marianne Faithful em sua autobiografia, publicada no ano passado nos EUA.
Keith Richards e Mick Jagger chegando ao Copacaba Palace
Em dezembro de 1968, o casal Jagger voltou com Keith Richards e sua mulher, Anita Palemberg. 'Fomos ao Brasil procurar um feiticeiro', declarou Richards na época. Mas a viagem foi mais organizada, e antes que pudessem se esconder na fazenda do empresário Walter Moreira Salles, em Matão, interior de São Paulo, foram convidados para alguns jantares no Rio.
'Me lembro de um em que a fauna era bastante  heterogênea.  Keith Richards olhou para o lado e comentou com o meu irmão Fernando: 'Você acredita em discos voadores? Eu tenho que acreditar e espero que eles baixem aqui. É a única chance da gente se salvar do caos que é este jantar', lembra o cineasta Walter Salles Jr., filho de Walter Moreira Salles. Segundo Mariane, apesar da repressão daquela época no Brasil, não foi difícil para os Stones fazerem a cabeça. 'Fumamos muita maconha, tomamos xarope, tudo que pudemos conseguir. Nessa viagem, Mick fez You Can't Always Get You Want, escreveu ela.
Jagger, Sérgio Motta e o radialista Big Boy
Em 1974 foi a vez de Mick Taylor vir ao Rio. Ele tornou-se muito amigo do baixista Arnaldo Brandão em Londres, e acabou ficando em sua casa, no Joá. 'Nessa época ele já pensava em deixar a banda. Depois de um show a que assisti na Europa, ele reclamou que Keith Richards tinha aumentado muito a própria guitarra. Então eu falei: 'Mas vi você fazendo o mesmo, indo várias vezes ao amplificador.' Mick respondeu: 'Não era para aumentar nada, era para cheirar umas carreiras, recorda Arnaldo Brandão, que morou com  a mulher na casa de Taylor na Inglaterra."
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário