A banda inglesa The Who é um dos principais nomes do rock mundial de todos os tempos. Em 1967 a banda lançou um interessante disco, chamado Sell Out, que satirizava o mercado publicitário, colocando entre as faixas pseudo-anúncios de produtos. Mas o mais importante é que o disco é muito bom, trazendo todo o pique e a energia da banda em seu início de carreira.
A revista Dynamite, que circulou nos anos 90, e que falava de rock, traz uma matéria sobre esse disco, assinada pelo pesquisador Ayrton Mugnaini Jr.:
"Desta vez falaremos de um LP antológico do rock aqui e que pertence à Polygram, que é, como a Odeon, outra grande empresa que visa lucro - imaginem se não fosse. Bem, o disco é 'The Who Sell Out', de 1967, considerado o melhor LP do Who por muitos - inclusive por seu baterista, Keith Moon.
Não importa que muitos considerem 'Sell Out' o pior disco do Who - inclusive seu contrabaixista, John Entwistle. Com certeza, este LP é histórico por vários motivos. Para começar, é um disco perfeito para chatear os incautos que insistem em levar o rock a sério; 'Sell Out' é um dos discos mais bem-humorados de todo rock. E o bom humor do disco vai além de faixas como 'Tatoo', onde Pete Townshend goza o uso de tatuagens ('Benvinda à minha vida, tatuagem/ espero me arrepender de ti/ Mas o removedor de tatuagens não vai te pegar/ Estarás aí quando eu morrer/ Meu pai me bateu porque a minha mãe dizia 'Mamãe'/ Mas minha mãe, é claro, adorou e bateu no meu irmão/ Porque a tatuagem dele era de uma dama nua'), 'Rael' (ancestral imediata de Tommy, onde Townshend fantasia um futuro superpovoado onde cada pessoa tenha apenas alguns centímetros quadrados para viver) ou 'Silas Stingy' (composição de Entwistle sobre um avarento que chega a não tomar banho 'porque sabão custa caro/ e a sujeira o mantinha aquecido'). O LP é (perdoem a linguagem universitária), salvo engano, o primeiro exercício de metalinguagem do rock: quase todas as faixas estão interligadas por paródias de comerciais de rádio e vinhetas de rádios piratas inglesas - Pete Townshend e o Who sempre apoiaram a pirataria e a livre iniciativa geral.
E muitas das faixas do LP são justamente comerciais gaiatos de desodorante (Odorono), feijão (Heinz Baked Beans), pomada para espinhas (Medac, que na edição americana tem título Spotted Henry) e o famoso curso de musculação de Charlie Atlas (uma vinheta não creditada que abre o lado 2 do LP), num belo exemplo de humor inglês - até na capa, onde cada integrante do Who aparece às voltas com um dos produtos 'anunciados' (a fábrica de feijões enlatados Heinz tentou se opor, mas acabaram convencidos de que era publicidade gratuita). Detalhe: Roger Daltrey aparece numa banheira cheia desse feijão - só que de camisa; a censura da época não permitiu o torso nu.
O nome do LP é o toque final de (auto)gozação: 'The Who Sell Out', ou seja, o Who se vende' ou 'o Who faz uma liquidação'. Interessante é que o LP foi o mais vendido do Who até então nos EUA - embora tenha sido o menos vendido na Inglaterra. E o grande sucesso do LP foi 'I Can See For Miles' (regravada por Tina Turner).
Se 'The Who Sell Out' tem um defeito incontestável, é de as vinhetas pararem logo após o início do lado dois (ou, na edição em CD, pouco depois da metade). Mas isso é apenas um detalhe para muitos fãs, que não perdoam o Who por ter ficado velho antes de morrer e, na opinião desses fãs, ter perdido o 'sense of humour' e virado um grupo maduro, prolixo e pedante.
De '...Sell Out", aqui no Brasil só saíram, em coletâneas, as faixas 'I Can See For Miles' e "Our Love Was, Is' (que teve boa regravação no primeiro LP solo de Edgar Scandurra). Agora, quem dificilmente vai 'sell out' é nossa Polygram. O que fazer com uma gravadora que em 1975 chegou a agradecer ao Who 'pela maior cartada que uma gravadora pode ter nas mãos' e em 1989 editou a coletânea 'Who's Better, Who's Best' como sendo 'o mínimo que a Polygram poderia fazer'? Pois é, quem faz o mínimo tende a não receber nem o mínimo. Eu sei disso, você sabe disso. Mas a Polygram Stingy sabe disso? 'They can't see for miles and miles and miles...'
Ah, sim: a Polygram acaba de lançar mais uma das coletâneas do Who que lança a mais ou menos cada cinco anos e que, face a 'The Who Sell Out' e outros discos do Who ainda inéditos no Brasil, é tão útil quanto a volta do fusca."
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