Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Screamin Jay Hawkins, o Feiticeiro Gritador da Música

Screamin' Jay Hawkins (1929-2000) foi uma figura lendária, embora não tão conhecida, da música e dar artes cênicas. Suas performances nos palcos são sempre lembradas. Em sua carreira, que se iniciou antes do surgimento do rock'n roll, mas que chegou a fazer parte daquela primeira geração, Hawkins teve como a música de maior destaque I Put A Spell On You, uma balada que tem várias regravações, como a ótima releitura do Creedence, e a de Nina Simone. Em 10/11/1991, a seção Rio Fanzine, de O Globo trazia uma matéria com ele, assinada por Tom Leão:
"Ele se parece com uma cruza de James Brown com Little Richard e consegue ser ao mesmo tempo rotulado como rock, funk, jazz, blues e soul, sem ser absolutamente nada disso. Tem 40 anos de carreira (e 62 de vida) e mesmo assim só foi descoberto pela nova geração por causa de um filme. Estamos falando do cantor e dublê de feiticeiro vodu Screamin' Jay Hawkins.
Sua fama de exótico nasceu nos anos 50, participando dos programas do notório DJ e propagador da expressão 'rock'n roll' (que vem de uma gíria negra para transar), Alan Freed, justamente interpretando seu primeiro e maior sucesso até hoje, 'I Put a Speel on You'. Como a letra falava de feitiços e Hawkins tem um tipo meio 'macumbeiro', Freed sugeriu que ele cantasse ela em seus shows saindo de dentro de um caixão. Foi a consagração.
Daí em diante  só o que Screamin' Jay Hawkins fez foi cantar essa  música (e no caixão) de todas as formas possíveis, vestido com capas de feiticeiro, com colares de dentes e ossos enfiados no nariz. Ele bem que tentou se livrar do estigma, mas se num show ele não canta essa a plateia fica fula (o mesmo de Cab Calloway não cantar 'Minnie, The Moocher', por exemplo).
Contudo, nos anos 70 e parte dos 80 ele esteve no ostracismo, até que o cineasta Jim Jermush colocou 'I Put a Spell on You' na trilha de seu filme de estreia, o aclamado 'Strangers than paradise' (é a música que toca direto no gravador da personagem  Eva). Foi a glória. Logo todo mundo quis saber quem era aquele cantor e Hawkins voltou ao circuito dos barzinhos de jazz do eixo EUA-Europa.
E Jarmush fez mais por Hawkins. Ele aparece como ator em 'Mistery Train' (é o dono do hotel onde transcorre a ação do filme) e por consequência, também está no inédito aqui, 'A rage in Harlem', fora as participações em programas de TV e anúncios. Em menor escala foi quase como o mesmo que John Landis fez por nomes do blues e soul no filme 'The Blues Brothers'.
Mas antes disso, Screamin' Jay Hawkins já tinha influenciado muita gente boa. Do rockabilly terror dos Cramps ao visual espalhafatoso de George Clinton, tudo tem um toque dele.
Nascido em Cleveland, ex-campeão de boxe amador e fã de Caruso, Jalacy J. Hawkins começou a carreira aos 21 anos numa banda pré-rock chamada Tiny Grimes' Rockin' Highlanders (eles se  vestiam com kilts escoceses). Sua fama de 'gritador' veio com a gravação do blues 'Screamin' the Blues'. Como ele exagerava na interpretação, fazendo uns scats gritados, acabou cunhando um estilo próprio e inimitável.
Sua estreia já com o nome artístico deu-se com o a primeira gravação em andamento de balada, de 'I Put a Spell on You', lançada em 1949. A música chamou a atenção e foi sucesso por duas vezes nos anos 50 - em 52 e 56 -, já com versões mais alucinadas. Depois, o jeito foi dar ao público o que ele queria. E daí em diante Jay passou a gravar canções chamadas 'Little Demon', 'Alligator Wine', 'Frenzy' (que inspirou uma banda psychobilly alemã homônima) e outras onde as letras engraçadas e seu jeito de cantar eram destaques. Muitas soam como rip-offs de 'I Put a Spell...', mas nenhuma superou ou igualou a original.
 Infelizmente não há nada do artista lançado no Brasil, mas a Epic, através da série Legacy, que sai apenas em fita cassete, relançou há pouco a compilação 'At Home With Screamin' Jay Halkins', que com faixas-extras e resmaterizada foi rebatizada 'Cow fingers and mosquitio pie'. Encomende em sua importadora favorita e divirta-se."

Nenhum comentário:

Postar um comentário