Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 3 de maio de 2016

Ednardo - O Berro do Pavão Misterioso - Revista Contigo (1976)

Em 1976 Ednardo lançava seu segundo trabalho individual, o disco Berro. Seu álbum anterior, O Romance do Pavão Misteriozo, ajudou a firmar seu nome no seleto time dos novos compositores que surgiam com um trabalho de peso, vindos do Nordeste principalmente. Mas foi após a inclusão de Pavão Misterioso, como tema de abertura da novela Saramandaia, que seu nome se tornaria popular, e daria um grande impulso em sua carreira. Até a inclusão de sua música como tema de Saramandaia Ednardo era ainda um jovem compositor com pouca execução nas rádios, mas já um nome conhecido entre aqueles que acompanhavam a renovação do panorama musical brasileiro. Na ocasião a revista Contigo trazia uma matéria com o compositor cearense e seu novo disco, em texto assinado por Valdir Moura de Souza:
"Com o fim dos grandes movimentos que mudaram os caminhos da música popular brasileira, chegou a vez dos grupos regionais e de alguns abnegados solitários. Ednardo apareceu em grupo - Pessoal do Ceará - e se impôs sozinho. Do LP gravado em 74 - O Romance do Pavão Misteriozo, inspirado na literatura de cordel, foi incluída na trilha da novela Saramandaia  e imediatamente passou às paradas. Agora em compacto, essa reedição coincide com o lançamento do LP Berro.
 'Esse disco é meu próprio berro. É a vontade de cantar alto, gritar para as pessoas e a necessidade de colocar tudo pra fora. Uma espécie de presta atenção, pessoal! Nosso clima de gravação foi com a cuca voando a mil e o sangue fervendo nas veias. É o berro que ficou preso desde as aulas de piano que duraram dos dez aos quinze anos. Realmente, era uma chateação aquela meia hora de aula às segundas, quartas e sextas. Foi na faculdade que surgiu o interesse pelo violão. Aprendi por conta própria algumas posições básicas que davam para tocar quase tudo. Era  o tempo de uns aperitivos para dar coragem e as serenatas nas casas das meninas. Finalmente, arquivei o diploma de engenheiro-químico e parti para o Rio. Foram nove meses trancado num apartamento mínimo e de fundos em Copacabana. As ideias na cabeça estavam em verdadeiro rebuliço, mas eu sempre achava que tudo daria certo. Aí aconteceram o Festival Internacional da Canção com Bip Bip e a gravação de Beira-Mar, por Eliana Pittman. A união com Belchior, Rodger e Teti foi mais uma experiência que nos deu a chance de chegar à televisão e daí ao LP Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem, com o Pessoal do Ceará. No ano seguinte ao lançamento do LP, Pavão Misterioso, participei do Festival Abertura com Vaila, que foi incluída na segunda faixa do lado B deste último disco. Para mim, o Berro representa um exercício em cima da liberdade de renovar.'
Berro traz onze das mais expressivas composições de Ednardo, sem a inclusão de Pavão Misterioso, que foi escolhida para Saramandaia depois de o disco já pronto, e tem o apoio de 35 músicos e um coro de quatro vozes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário