Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Produtor Inglês que Ajudou Caetano e Gil no Exílio - 2ª Parte

"Graças à insistência de Mace, Caetano pela primeira vez tocou violão num disco:
- Era improvável que achássemos outro violonista que iria captar o estilo certo. E funcionou muito bem, tanto que desde então ele tem tocado violão em seus shows e gravações. Mas as sessões tiveram problemas. O primeiro disco foi uma mistura de um pouco de tudo. Duas das músicas fizeram muito sucesso no Brasil: 'Maria Bethânia', em que ele expressa a saudade de sua irmã, e 'London, London', que mostra os encantos que encontrou em muitos aspectos de sua nova cidade. As letras em inglês são meio estranhas em alguns pontos, mas expressam como ele se sentia.
Mace também trabalhou no segundo disco londrino de Caetano, 'Transa':
-É bastante profundo, e nos diz muito sobre o artista. Para mim, o ápice é 'Triste Bahia', um poema em tom épico de expressões musicais.
O trabalho com Gil teria apresentado mais problemas. Influenciado por Jimi Hendrix, ele queria comprar uma guitarra elétrica, mas o produtor fez questão de contar com o 'violonista de talento único'.
Mace também não via entre os músicos de estúdio de Londres gente que 'chegasse aos pés da virtuosidade exótica musical e técnica de Gil'.
- Precisávamos de músicos que pudessem improvisar e acompanhar a criatividade própria de Gil. Reservamos um estúdio, e, quando ele apareceu, havia um único banquinho e um microfone no centro da sala. Gil  ficou surpreso, mas eu lhe falei que em cada faixa, faríamos um take com ele cantando e tocando violão, depois poderia gravar um segundo violão por cima e assim continuaríamos acrescentando violões, vozes e muitos dos belos efeitos vocais de percussão que ele fazia. Gil respondeu bem, com desempenhos excelentes. No fim, usamos dois músicos para as gravações finais, o guitarrista Mick Ronson (cujo nome não consta nos créditos do disco) e um bom baixista, Chris Bonnet.
Recentemente, Mace leu a autobiografia de Caetano, na tradução para o inglês - É muito interessante e bem caetanesca!' - mas, após a volta dos baianos ao Brasil, teve poucos encontros com eles.
- Em 2000, vi Caetano no Vancouver Jazz Festival. Anos depois, estava em Londres, e ele tinha um show no Royal Festival Hall. Durante a apresentação, Caetano anunciou à plateia que, quando ele Gil estiveram em Londres, encontraram apenas uma pessoa que tentou ajudá-lo Seu nome era Ralph Mace, e estava na plateia naquela noite, a quem queria dedicar o show. Foi talvez o maior elogio que já recebi - conta Mace, que finaliza lembrando a letra de uma velha canção inglesa: 'Gostaria de ir ao Rio um dia, antes de envelhecer!'. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário