Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 13 de abril de 2013

Show do Echo and The Bunnymen no Canecão (RJ) - 1987

Nos anos 80 o rock inglês dominava a cena. Bandas como Smiths, Sioux and the Banshees, The Cure e muitas outras surgiam com força. Dentre elas também se destacava o Echo and the Bunnymen, que em 87 veio ao Brasil para alguns shows. A revista Roll noticiou o show de estréia realizado no Canecão, no Rio de Janeiro, cuja matéria, assinada por Manolo Gutierrez, ganhou o título de "O ataque dos homens-coelho":
"Desde o primeiro acorde, já dava para perceber que esse seria um dos melhores shows do ano. Afinal não era pra menos. No palco ninguém menos que os Bunnymen, expoente musical de uma geração muito especial. O clima do espetáculo é francamente psicodélico. Na plateia meio rock Brasil, Charles, bateria dos Titãs, fotografa tudo. João Barone dança despreocupadamente com a esposa. Frejat rasga elogios à iluminação do show, segundo ele, 'habilmente esparsa, e de apurado gosto'. Até Zeca Neves gostou - logo ele, que tinha odiado o Cure. Mas quando se trata de Echo e seus coelhos, não há como. Capitulação incondicional. Foi isso exatamente que aconteceu ao público que lotava o Canecão na terça-feira, dia do primeiro concerto no Rio. 
O baterista Pete De Freitas
Ian McCulloch cativa a audiência com sua voz, seu copinho de 'birita bossa nova' e seu britânico 'obrigado'. A unanimidade fica por conta de Pete De Freitas, que faz um estrago nos tambores, justificando a demissão de Echo e a inatividade da banda por ocasião de sua viagem ao Caribe.
Will Sergent, meio fora de forma, parece ter sentido um pouco a abstinência dos palcos. Mesmo assim, mostrou mais que 'climas'. Outra grata surpresa foram as 4 cordas do bem-humorado Les Pattison, segurando a onda geral.
No repertório clássicos da banda, com destaque para 'Killing Moon', cantada em coro pelo público e surpreendendo até os músicos. Vários covers, dos Doors, do Velvet, dos Stones, e até uma apoteótica versão da eterna 'Twist and Shout', sucesso em qualquer lugar. Um concerto memorável, desde já um dos melhores deste conturbado 87. Até o show do New Order."

Nenhum comentário:

Postar um comentário