Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 23 de abril de 2013

A Logomarca dos Rolling Stones - Sua Criação

A logomarca mais conhecida de uma banda de rock, é sem dúvida, a famosa língua que identifica os Rolling Stones. Nem é necessário aparecer grafado o nome da banda para se saber que a imagem se refere aos Stones. Mesmo quem não tem muita intimidade com o mundo do rock logo associa a língua vermelha à banda inglesa.
O desenho foi criado pelo artista gráfico inglês John Pasche, e foi usado pela primeira vez na capa interna do disco Stick Fingers, em 1971. Esse fato, curiosamente, faz com que até hoje muita gente acredite que a famosa língua vermelha é obra do artista plástica Andy Wharol, já que Wahrol foi responsável pela concepção gráfica do álbum. A capa de Stick Fingers se tornou clássica por trazer uma foto de um quadril masculino vestindo uma calça de jeans, com um zíper, que em sua edição original poderia ser manipulado. 
A partir desse disco, a língua vermelha passou a ser a logo oficial dos Rolling Stones, aparecendo inclusive no selo da Rolling Stones Records. O livro "A Arte do Rock" comenta sobre a logomarca:
"O logo combina vários elementos da imagem que se expandiu em nível internacional após o desastroso mas histórico show no Autódromo de Altamont, na Califórnia (1969) e pouco antes de alcançar um dos muitos pontos altos da carreira da banda com o lançamento do álbum duplo Exile on Main St. (1972). 
John Pasche
 É ao mesmo tempo a língua mostrada para desafiar a autoridade, um símbolo de pintura sensual e uma ótima representação da boca característica de Mick Jagger. Conseguiu se transformar em marca que chama atenção em todos os níveis imagináveis e, ainda assim, foi redefinida uma centena de vezes por artistas gráficos que tabalharam para os Stones depois, conservando a integridade que Pasche lhe conferiu, com a singularidade de seu objetivo.
No período de 1971 a 1984, a língua apareceu no selo amarelo clássico de todos os álbuns lançados pela Rolling Stones Records, exceto a coletânea  Made in the Shade. Nesse período, apareceu em milhões de camisetas e centenas de diferentes tipos de mercadorias, sendo utilizada até hoje - apesar de nem sempre como elemento gráfico dominante.
Pasche concluiu seu bacharelado em Artes no Brighton College of Art em 1967 e obteve o mestrado na London's Royal College of Art em 1970. Como disse em uma entrevista a respeito de seu primeiro grande trabalho (ele tinha acabado de sair da faculdade, e fora chamado para criar a identidade gráfica de uma das maiores bandas do mundo, depois de ter criado o cartaz da turnê europeia de 1970):
 'Em 1969, o escritório de Mick Jagger telefonou para o Royal College of Art, em Londres, e perguntou se haveria um aluno de design gráfico que pudese criar o cartaz da turnê europeia de 1970', Pasche lembrou. 'Eles recomendaram meu nome, e no dia 19 de abril de 1970 Jo Bergman, que dirigia o escritório dos Stones naquela época, me escreveu para confirmar que eles pretendiam me contratar para criar o cartaz da próxima turnê.
Eu estava no último ano do curso e fiquei muito orgulhoso quando Mick apareceu na faculdade para ver minha apresentação de final de curso, pois esse trabalho, que estava entre os expostos, acabaria sendo usado no cartaz da turnê.
A ideia do conceito do projeto da língua era representar três elementos: a atitude antiautoritária da banda, a boca de Mick e as conotações sexuais agora óbvias da banda. Fiz o projeto de maneira que fosse reproduzido com facilidade e em um estilo que eu acreditava que enfrentaria bem a passagem do tempo. A primeira vez que usaram o logo foi na capa interna de Stick Fingers. A capa externa foi criada por Andy Wharol, por isso a confusão com a autoria (na cabeça de muita gente, posteriormente).Acho que as pessoas simplesmente deduziram que ele havia feito as duas coisas'."


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário