Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Eles Falam de Arnaldo Antunes

"Eu já acompanhava o trabalho dos Titãs e a gente começou a se aproximar há algum tempo, um pouco depois de o Arnaldo sair da banda. Ele é amigo da Marisa, eu também. E acho que a primeira vez que nos falamos foi na casa da Marisa.
O Arnaldo é educado, doce e tem um comportamento quase ´lírico'. Temos um temperamento um pouco parecido . Eu até falo bastante hoje, mas já fui muito introvertido. Nunca nos sentamos apenas para conversar. Já marcamos várias vezes em São Paulo, mas nossas agendas não combinavam. Quero mostrar alguns discos ao Arnaldo, de artistas que acho que ele não conhece, como os 'Cantores do Ébano'. A voz do Arnaldo lembra a deles. Eu admiro o trabalho do Arnaldo, sua ligação com os concretos, com o pop. Ele é extremamente talentoso, tem uma voz interessante.
A nossa parceria na música 'Talismã' foi uma brincadeira, um desafio. Eu tinha uma melodia, um samba bem tradicional, e apresentei à Marisa. Eu disse: 'Olha, estou deixando essa melodia para o Arnaldo fazer a letra'. Pensei que ele não toparia, mas ele fez e ficou bonito. Marisa também participou. E, se tiver a oportunidade de entrar em outra parceria com Arnaldo, terei o maior prazer.
Ele é um grande letrista, um poeta. Tenho seus livros. Arnaldo também é um artista sem preconceitos, que se interessa por outros universos. E, felizmente, tem muita gente assim. Eu também sou. Essa troca de experiência, essa aproximação entre diferentes artistas é uma coisa interessante. Você acaba descobrindo uma pessoa diferente, mas também tem afeto, respeito, que faz o que gosta e acredita nisso." (Paulinho da Viola)

"Arnaldo é garantia de ousadia e criatividade. Ele me surpreende e procuro saber tudo em que ele se mete. É daqueles artistas que constuíram seu caminho meio solitariamente. Ele tem essa coisa de a composição ser aberta e sem preconceito, tem livre trânsito em qualquer nicho e é reconhecido como multifacetado. Sou fã de tudo o que ele faz. Gosto de todos os seus discos. Cada um é o retrato de um momento. Gosto desse álbum de fotografias." (Lenine)
"Arnaldo tem uma maneira tão peculiar de criar que se inscreveu na categoria dos identificáveis ao primeiro verso proferido. Faz o óbvio e o rotineiro soarem de maneira especial. Imprime sua particularidade criadora em qualquer território artístico ou gênero musical em que investe. E, apesar de ser referência ultracontemporânea, já se inscreve, na minha opinião, entre os grandes clássicos brasileiros." (Pedro Luís, músico))
" O Arnaldo Antunes é para mim tão espetacular, em todos os sentidos, como poeta, músico, homem de palco, que acho muito difícil falar dele. Vi o show 'Qualquer' comovida e impressionada com a sua entrada numa plateia gelada, que ele, rapidamente, levantou inteira. Ele é ainda um amigo doce, um companheiro com o qual eu posso contar sempre que eu preciso. Foi uma amizade que surgiu do trabalho, de uma admiração mútua. Quase todas as coisas que faço me levam a pensar nele. Se faço um desfile para a marca de biquinis Blue Man, boto a voz do Arnaldo. Se faço o café da Roberta Sudbrack, faço uma instalação com os poemas do Arnaldo. Ele tem filhos lindos, tem uma trajetória linda e incomum. Ele é antigo e moderno. Gosta de ficar em casa e, ao mesmo tempo, é moderno. Junta as duas coisas. Ele agora está mais melódico, mas ao mesmo tempo, tão seco na voz suave, nas palavras doces. E cumpre isso naturalmente, do jeito mais doce, sereno, acolhedor. Para mim, Arnaldo Antunes é um pensador." (Bia Lessa, diretora de teatro)
"Antes da voz do Arnaldo, o que se ouve é uma nuvem de poeira. Se ele canta do avesso, o mundo se torna ao contrário. Então ele sopra a nuvem, enxágua o confuso, chove o que ouvimos. Arnaldo é simples e claro. Ele é o mais complexo na simplicidade e o mais simples na complexidade. Arnaldo é simples e complicadíssimo. Isso se traduz em todos os sentidos, nas artes plásticas, na poesia, nas músicas e na dança. É uma personalidade complexa." (Tunga, artista plástico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário