Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Tom Zé - Jornal O Estado de São Paulo (1999)


Em 1999 o compositor e músico baiano Tom Zé seguia uma carreira internacional, após ser descoberto por David Byrne, ex-membro do Talking Heads. O jornal O Estado de São Paulo de 21/05/99 noticiava um show do músico no Irving Plaza, com o grupo Totoise, de Chicago, cantando em português para uma plateia formada por universitários e críticos de veículos importantes. O texto é assinado por Guto Barra:

"Nova York ´- Tom Zé acaba de transformar-se no maior agitador cultural  brasileiro que passou por Nova York nos últimos anos. O cantor foi consagrado pelo público de mais de mil pessoas que lotou o Irving Plaza, na noite de anteontem, quando se apresentou acompanhado pelo grupo Tortoise, de Chicago. O brasileiro atraiu centenas de estudantes universitários americanos e  críticos de publicações como New York Times, Rolling Stone, Interview e Village Voice, entre outros, para o show que fez parte da turnê Zé2K, que vai passar por seis cidades do país.

Recebido como ídolo cult, Tom Zé não podia estar mais à vontade. 'Estou muito emocionado com tudo o que está acontecendo, já que no Brasil eu fui enterrado vivo em 1940 e depois, de novo, em 1970'., disse ele, antes do show. O músico, que havia se apresentado em Boston na noite anterior, passou o dia dando entrevistas para veículos internacionais. À tarde, ensaiou com a banda, formada por Doug McCombs, John Herndon, Jeff Parker, John McEntire e Dan Fliegel. Ele disse estar muito satisfeito com  a boa relação profissional com o músico David Byrne.

Foi Byrne, ex-integrante do grupo Talking Heads, com seu selo fonográfico, o Luaka Bop, o responsável pelo lançamento dos discos de Tom Zé nos Estados Unidos. 'Tenho com ele uma relação igual a que meu avô tinha com seus empregados na fazenda lá na Bahia: valia o fio do bigode, não existiam contratos', disse Tom Zé. Byrne disse também estar satisfeito com  a repercussão que o novo disco de Tom Zé, Com Defeito de Fabricação, vem tendo nos Estados Unidos.

 'Nos últimos tempos percebi que não existe uma hierarquia na música, como eu aprendi quando era mais novo', disse. 'Hoje fico feliz de ver que a música mais criativa do mundo não está sendo feita necessariamente onde a mídia está.' Quando Byrne subiu ao palco para anunciar a chegada do músico brasileiro, logo depois do show de outro brasileiro, Vinícius Cantuária, que mora nos Estados Unidos, o público estava ansioso. 'Meu nome é David e hoje vocês vão ver a verdadeira Ameaça Fantasma, disse, fazendo trocadilho com o nome do filme de George Lucas que estreou na mesma noite no país. Tom Zé começou a apresentação com a música Nave Maria, que prendeu a atenção da plateia. Em seguida veio Curiosidade, que abre o disco Com Defeito de Fabricação, e que vem tendo boa execução em emissoras de rádio universitárias, como a WUFM. Também entraram no repertório Menina Amanhã de Manhã, Juventude Javali, Androide Candango e Feira de Santana.

A integração de Tom Zé com os músicos do Tortoise chamou a atenção. O grupo, que tem um bom público formado por fãs de jazz e de rock alternativo do circuito universitário, ofereceu-se para acompanhar o brasileiro, de quem seus integrantes são admiradores. Com apenas duas semanas de ensaios, eles prepararam o repertório da turnê, conseguindo uma sonoridade consistente e ao mesmo tempo fiel ao trabalho do compositor brasileiro. O destaque fica para o groove do baterista, Dan Fliegel, que já morou dois meses no Brasil e fala um pouco de português.

Mas o mais impressionante, na apresentação de Tom Zé em Nova York, é ver o quanto ele desconcerta o público que não domina ou desconhece o português, Tom Zé comunica-se com sua expressão corporal. Apesar de estar estudando inglês ('Não saio da escola, lá em São Paulo', diz), ele tem um carregado sotaque e cria os melhores jogos de palavras e metáforas inspiradas em português. Arrancou risadas ao falar que no Brasil ele é 'um escravo'. Mas ressalvou: 'Aqui, eu sou o rei.' Tom Zé fez propaganda do disco, em forma de um inacreditável jingle, pôs toda a plateia para cantar o refrão instrumental de Hey Jude, dos Beatles, de trás para a frente, e terminou o show com um estonteante solo de esmeril, produzindo uma chuva de faíscas no palco.

A consagração de Tom Zé em Nova York vai além do sucesso desfrutado por nomes como Caetano Veloso, Gal Costa ou Marisa Monte. O músico vem atraindo uma curiosidade similar à de Lee 'Scratch' Perry, mais um caso em que a personalidade do artista transcende a barreira da língua ou do ritmo. A julgar pela histeria causada pela distribuição de fitas promocionais, na saída do show, os próximos da fila serão, com certeza, os Mutantes, de quem o selo Luaka Bop lança um disco, em junho. Usando o trocadilho de Byrne, a verdadeira força está com o psicodelismo brasileiro."



Nenhum comentário:

Postar um comentário