Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 19 de setembro de 2020

O Que Foi Woodstock - parte 3


Allan Markoff olhava as  duas monstruosidades entrando em sua loja no final de abril ou início de maio. Eles eram Lang e o amigo dele,  Stan Goldstein. Goldstein, de 35 anos, tinha sido um dos organizadores do Miami Pop Festival de 1968.. Na Woodstock Ventures ele era o coordenador de acampamentos.

- Eles queriam que eu projetasse um sistema de som para mais ou menos 50.000 pessoas - disse Markoff, que possuía a única loja de estéreo em Middletown, a Áudio Center, na Nort Street. - Eles disseram que poderia haver até mesmo 100.000 pessoas, poderia ir até mesmo a 150.000. Ele pensou que Lang e Goldstein estavam loucos.

- Nunca tinha havido um concerto para 50.000; isso era incrível - disse Markoff - Agora, 100.000, isso era impossível. É equivalente a fazer um sistema de som para para 30 milhões de pessoas, hoje em dia. Markoff, então com 24 anos, era o único residente local listado na Audio Engineering Society Magazine (Revista da Sociedade de Engenharia Sonora). Lang e Goldstein tinham escolhido o nome dele da revista de repente.  Markoff era responsável por arranjar aparelhagem de som para o maior show da Terra. Ele se lembra de uma característica do sistema de som: volume mais baixo do amplificador, os alto-falantes de Woodstock causavam dor para qualquer um que se encontrasse dentro de 3 metros de distância.

Wadleigh estava experimentando como usar rock em seus filmes como suplemento para os temas sociais e políticos daqueles dias.  Ele também estava trabalhando com imagens múltiplas para fazer documentários mais divertidos do que esses que destacam um grupo de cabeças falantes. E então os meninos de Woodstock vieram à sua porta. A ideia deles era irresistível. O dinheiro não era. Wadleigh entrou nessa de qualquer maneira. Um dia a casa cai...

Alvin Lee, do Teen Years After

A Woodstock Ventures definiu o concerto como uma "comunidade temporária para um fim de semana no campo". Os  anúncios foram lançados nos jornais, tanto politicamente corretos quanto underground, e em estações de rádio em Los Angeles, São Francisco, Nova Iorque, Boston, Texas e Washington, DC. Um ingresso para o concerto também pagava por uma área de acampamento. Mas até mesmo uma comunidade hippie desse tipo requer algum tipo de organização. No fim de junho, Goldstein chamou a Hog Farm.

A Hog Farm começou como uma fazenda de porcos em uma comunidade na Califórnia; seus membros eventualmente compraram terras perto de uma reserva de índios Hopi, no Novo México. Seu líder era um hippie magrela e desdentado cujo nome verdadeiro era Hugh Romney. Ele era um beatnick cômico que tinha mudado seu nome para Wavy Gravy e mantinha o título de cara esperto, o "Ministro da Conversa".

-Nós trouxemos a Hog Farm para ser nossa relação com a multidão - explicou Goldstein. - Nós precisávamos de um grupo específico para ser o exemplo para tudo que se seguiria. Nós acreditávamos que a ideia de dormir ao ar livre, debaixo das estrelas seria muito atraente para muitas pessoas, mas nós sabíamos muito bem que o tipo de pessoas que estava vindo nunca tinha dormido debaixo das estrelas em suas vidas. Nós tínhamos que criar uma circunstância na qual elas estariam bem cuidadas. Foi pra conta!

Woodstock foi oficialmente banido de de Walkill em 15 de julho de 1969. Sob o aplauso de residentes membros do conselho disseram que os planos dos organizadores eram incompletos. Eles também disseram que banheiros ao ar  livre, como esses que seriam usados no concerto, eram ilegais em Wallkill. Duas semanas antes, o conselho da cidade tinha passado uma lei requerendo uma licença para qualquer ajuntamento de mais de 5.000 pessoas.

Johnny Winter em Woodstock

 - A lei que eles criaram excluía uma coisa e somente uma coisa: Woodstock - disse Al Room, o então editor de The Times Herald-Record, que foi contra e lei de Wallkill. O supervisor Jack Schloser negou que fose essa a intenção. O conselho de Wallkill pode ter feito um favor à Woodstock Ventures. A publicidade sobre o que tinha acontecido fez acontecer uma chuva de interesse. Além disso, se Woodstock tivesse sido organizado em Wallkill, Lang disse, as vibrações teriam arruinado o show ou o transformariam em uma revolta. Outro membro da Woodstock Ventures, Lee Blumer, lembrou-se das ameaças feitas na cidade: - Eles disseram que iam atirar no primeiro huppie que entrasse na cidade - disse Blumer.

A Kodak queria dinheiro vivo, mas a equipe de filmagem não conseguiu nenhum dinheiro adiantado para filmar. Então Wadleigh retirou U$ 50.000 da poupança, tanto da sua conta pessoal quanto de uma conta para seu negócio de filmes independentes. Durante julho, Wadleigh estava fora, em Wyoming, fazendo um filme sobre montanhismo. Quando os promotores perderam o local de Wallkill, Wadleigh se apavorou.

- Eu tinha essa sensação de terror absoluto de que as coisas não iam andar - disse Wadleigh - aquela sensação de que alguém poderia nos dar uma rasteira não passava, até que a música começou.

Richie Havens

 "Por que nós não vamos ver meu amigo Max Yasgur? Ele me vende leite e queijo há anos. Ele tem uma grande fazenda lá em Bethel".

Yasgur acabou conhecendo Lang no campo de alfafa. E desta vez, Lang gostou do jeito da terra.

- Era mágico - disse Lang. - Era perfeito. O campo em forma de bacia se inclinando, uma pequena subida para o palco. Um lago ao fundo. O negócio foi fechado ali mesmo no campo. Max e eu estávamos caminhando na subida do campo. Quando nós começamos a falar de negócios, ele estava calculando quanto ia lhe custar para replantar o campo. Ele era um sujeito afiado, o velho Max, e ele estava calculando tudo com um lápis e papel. Ele ia molhando a ponta do lápis com a língua. Eu me lembro de apertar sua mão, e essa foi primeira vez em que eu notei que ela só tinha três dedos na mão direita. Mas o aperto dele era como ferro. Ele preparava aquela terra sozinho.

Os 600 acres pelos quais a Ventures se interessou eram apenas uma parte da propriedade de Yasgur, que se estendia ao longo de ambos os lados da Rota 17B, em Bethel.

Dias depois de conhecer Yasgur, Lang trouxe o resto do time da Ventures em oito limusines; até isso acontecer, Yasgur já conhecia a Woodstock, e o preço tinha subido consideravelmente. A Woodstock Ventures manteve todas as negociações em segredo, para que não se repetisse o que tinha acontecido em Wallkill.  Em algum ponto durante as conversas, Tiber e Lang foram jantar no Lighthouse Restaurant, um restaurante italiano exatamente na Rota 18B, em White Lake .Foi ali que as notícias vazaram.

Apresentação do Jefferson Airplane

 - Enquanto nós estávamos pagando a conta, o rádio estava ligado no bar. A estação de rádio de lá,  a WVOS, anunciou que o festival ia para White Lake - disse Tiber. - Os garçons ou as garçonetes devem ter ligado para a estação de rádio. Nós ficamos exatamente em choque. O bar agora estava vazio. Michael tinha apenas uma expressão vazia. Todos nós entramos em choque.

Em julho 20 de julho de 1969, o mundo estava falando sobre o primeiro homem a pisar na Lua. Mas a conversação em Bethel era sobre esse "festival hippie de Woodstock".

- Eu estava acostumado a brigas, mas eu não estava pronto para essa - disse Tiber. Os parceiros da Woodstock admitiram desde então que eles estavam comprometidos com o festival. Eles disseram aos oficiais de Bethel que eles estavam esperando 50.000 pessoas, no máximo. Desde o princípio eles sabiam que Woodstock atrairia muito, muito mais.

(continua)






Nenhum comentário:

Postar um comentário