Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 20 de setembro de 2020

O Que Foi Woodstock - parte 4


Max Yasgur tinha duas preocupações.

- Ele achava que uma grave injustiça tinha sido feita em Wallkill. E ele queria se assegurar de que ele conseguiria os U$ 75.000 antes que alguma outra fazenda de leite conseguisse - disse Rosenman. - Não exatamente nessa ordem. Eu não estou certo do que era mais importante para ele. Tendo dito isto, eu direi mais sobre o Max: ele nunca nos exigiu um níquel a mais depois que o pagamos. Eu me lembro de que todas as vezes em que nós íamos até lá. Max nos dava uma daquelas caixas de leite achocolatado. Todas as vezes. Nós acabamos com esse monte de caixas de leite pelo escritório.

Contratados pelo uso da terra ao redor da fazenda de Yasgur acabaram custando à Ventures outros U$ 25.000.

- Nós poderíamos ter comprado a terra pelo preço que a alugamos - disse Lang. Enquanto isso cartazes escritos a mão estavam sendo colocados na cidade de Bethel. Eles diziam: "Não comprem nenhum leite. Parem o Festival de Música Hippy de Max."

Lang tinha fixado um teto de U$ 15.000 por qualquer apresentação. Mas a melhor apresentação no país, o guitarrista Jimi Hendrix, queria mais. Hendrix tinha conseguido U$ 150.000 por um show, naquele verão, na Califórnia. Seu agente estava exigindo o mesmo para ele tocar em Woodstock. Mas, por volta de julho, Lang tinha algum poder também. Ele não precisava de Hendrix para fazer o maior concerto do ano. Se Hendrix quisesse vir, seria bem-vindo.

- Nós pagamos a Jimi Hendrix U$ 32.000. Ele era a atração principal, e era isso que ela queria - disse Rosenman. Então a Ventures mentiu sobre os contratos.

Apresentação do Mountain

 - Nós dissemos a todos que isso foi porque ele faria duas apresentações de U$ 16.000 cada. Nós tínhamos de fazer isso, ou The Airplane ia querer mais U$ 12.000.

Lang fixou o calendário para que as apresentações folk como a de Joan Baez fossem feitas na sexta-feira, o dia de abertura. O rock'n roll foi guardado para sábado e domingo. Mas a apresentacão única de Hendrix tinha o tempo todo de ser final. Seu contrato dizia que nenhuma apresentação poderia seguir à dele.

- As reuniões da cidade nunca atraíram mais que moscas, antes - disse Tiber. - Mas dessa vez tínhamos, talvez, 300 pessoas. Talvez fosse porque Michael estava descalço. Ele saiu do helicóptero sem sapatos Eu nunca tinha visto nada assim antes, mas esse era o jeito dele ser. Estava tudo bem por mim, mas eu acho que eles não gostaram daquilo.

Santana

Os residentes de Bethel tinham lido sobre as preocupações em Wallkill: drogas, tráfego, esgoto, e água. A fúria pública cresceu mais uma vez. Um proeminente residente de Bethel contactou Lang. Ele disse que poderia subornar algumas pessoas de poder, e poderia assegurar que Lang conseguiria as aprovações de que precisava. Tudo o que o "assegurador" queria era U$ 10.000. A Woodstock Ventures arranjou o dinheiro vivo e o pôs em uma bolsa de papel. Lang não diz o nome do homem que solicitou o suborno. Mas no final a Woodstock Ventures não pagou.

- Nós estávamos muito preocupados com carma - disse Lang. - Nós pensamos que se subornássemos alguém, isso estaria errado e nós mudaríamos o modo como as coisas deveriam acontecer.

A sugestão de um suborno pôs em ação o apoio de Yasgur. Lang disse:

- Naquele ponto, ele se tornou realmente um aliado, não só um espectador.

Bob Dylan era o único dos herois do rock de Lang que não tinha assinado um contrato. Os promotores tinham pego emprestado algo da mística de Dylan, dando ao concerto o nome da cidade adotada por ele, distante apenas 112 quilômetros de Bethel. A banda que acompanhava Dylan, The Band, já tinha assinado. Lang achou que Dylan aparecer seria natural. Então ele fez a peregrinação ao esconderijo de Dylan no Condado de Ulster.

Janis Joplin

 - Eu fui ver Bob Dylan aproximadamente  três semanas antes do festival - disse Lang. Fui com Bob Dacey, um amigo de Dylan, e nós nos reunimos em sua casa por umas poucas horas. Eu lhe contei o que estávamos fazendo e lhe disse: "Nós amaríamos ter você lá". Mas ele não veio. Eu não sei o porquê.

Finalmente, no final de julho, a Woodstock Ventures obteve aprovações de licenças do advogado Frederick W. V. Schadt, da Cidade de Bethel e do inspetor de construções Donald Clark. Mas, sob ordens de interrupção do trabalho; os promotores rasgaram os cartazes com a aprovação de Clark. Ele sentia que estava sendo feito de bode expiatório pela cidade.

Schadt disse que o impulso de Woodstock estava acelerando como um trem em fuga.

- Naquele momento, aquilo tinha progredido tanto, que qualquer tipo de ordem de parar teria resultado em caos - disse ele. - Milhares de pessoas chegando inconvenientemente à comunidade. Como seria possível pará-los?




Nenhum comentário:

Postar um comentário