Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O Que Foi Woodstock - parte 2


Unidos naquele fim de semana em 1969 estavam mentirosos e amantes, profetas e aproveitadores. Eles fizeram amor, eles fizeram dinheiro e eles fizeram um pouco de história. Arnold Skolnick, o artista que projetou o símbolo da pomba e violão de Woodstock, o descreveu desse modo:

- Algo grandioso foi feito nesse país. E todo mundo simplesmente veio.

Woodstock custou basicamente, mais de U$ 2,4 milhões e foi patrocinado por quatro homens muito diferentes e muito jovens: John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang. Até hoje, os idealizadores de Woodstock discordam quanto a quem propôs a ideia original do concerto.

- Nós teríamos coquetéis a canapés  em uma barraca ou algo assim - disse Rosenman - Nós enviaríamos limusines até Nova Iorque para pegar todo mundo. Tim Hardin ou alguém mais poderia cantar. Talvez, se nós tivéssemos sorte, Joan Baez se levantaria e cantaria umas músicas.

Ao final da sua terceira reunião, o pequeno festival lá em Woodstock tinha virado uma bola de neve e passou a ser um concerto para 50.000 pessoas, o maior espetáculo de rock do mundo. Os quatro sócios formaram uma corporação em março. Cada um ficou com 25%. A companhia foi chamada de Woodstock Ventures Inc., em homenagem à cidadezinha do Condado de Ulster, onde Dylan viveu.

O time da Woodstock Ventures correu para achar um local. Agentes imobiliários por todo o meio-Hudson estavam rastreando a zona rural em Orange. Mas, finalmente, por U$ 10.000 a Woodstock Ventures alugou uma área de terra na cidade deWallkill, cujo dono era Howard Mills Jr. Os 300  acres do Mills Industrial Park ofereciam um acesso perfeito. Ficava a menos de 2 km da Rota 17, que dava na auto-estrada do Estado de Nova Iorque, e saía direto da Rota 211, uma principal estrada local. O local tinha o essencial, eletricidade e água encanada.

A terra era dividida em zonas para indústria; entre os usos permitidos estavam exibições culturais e concertos. Os promotores entraram em contato com a secretaria de urbanismo da cidade e receberam uma permissão verbal para ir à frente por causa da demarcação.

No início de abril, os promotores estavam cultivando a imagem de Woodstock cuidadosamente na imprensa underground, em publicações como a Village Voice e a revista Rolling Stone. Anúncios começaram a ser lançados em The New York Times e The Times Herald-Record em maio. Para Kornfeld, Woodstock não era uma questão de construir palcos, assinar atos, ou até mesmo vender ingressos. Para ele, o festival era sempre um estado da mente, um acontecimento que tornaria a geração um exemplo.. A publicidade do evento com esperteza se apropriou de símbolos a frases de efeito.

O grupo concordou quanto ao slogan concreto de "Três Dias de Paz e Música". Os promotores calcularam que "paz" ligaria o sentimento anti-guerra ao show de rock. Eles também queriam evitar qualquer violência e calcularam que um slogan com "paz" ajudaria a manter a ordem.

A logomarca de Woodstock, na realidade, não era uma pomba; o original era um outro pássaro, empoleirado em uma flauta.

- Eu estava em em Shelter Island, perto de Long Island, e eu estava desenhando todo o tempo - disse o artista Arnold Skolnick - Assim que Ira Arnold (um copywriter do projeto) apareceu como os tais "Três Dias de Paz e Música", eu só peguei uma gilete e recortei aquele pássaro do bloco de desenhos que eu estava usando. Primeiro, ele estava sentado na flauta. Eu estava escutando jazz no momento, e eu acho que esse é o porquê. Mas de qualquer maneira, ele ficou sentado em uma flauta durante um dia, e eu finalmente acabei pondo ele em um violão.

E começaram as contratações...

Melanie Safka tinha uma música no rádio chamada "Beautiful People". Um DJ extremamente hippie chamado Roscoe na WNEW-FM tocava essa música. Um dia, Melanie se encontrou com um sujeito de cabelo encaracolado, que trabalhava na área da música, chamado Michael Lang, que estava falando sobre um festival que ele estava produzindo. Quando Melanie perguntou se ela poderia tocar lá, a resposta foi bem tranquila:

- Claro.

-  Eu pensei que aquilo era seria muito pouco emocionante - recorda-se Melanie.

A Woodstock Ventures estava tentando conseguir as maiores bandas de rock da América, mas o roqueiros estavam relutantes em se comprometer com um empreendimento de risco, que poderia ser impossível de se levar adiante..

-  Para adquirir os contratos, nós tínhamos que ter credibilidade, e para adquirir a credibilidade, nós tínhamos que ter os contratos - disse Rosenman.

A Ventures resolveu o problema prometendo cachês jamais vistos antes de 1969. A grande inovação veio com  a confirmação da principal banda psicodélica daqueles dias, The Jefferson Airplane, pela incrível quantia de U$ 12.000. O Airplane normalmente recebia cachês de U$ 5.000 a U$ 6.000. Creedence Clearwater Revival assinou por U$ 11.500. The Who entrou, então, por U$ 12.500. Todas as coisas começaram a entrar na linha. Ao todo, a Ventures gastou U$ 180.000 em pagamentos desse gênero.

- Eu tomei uma decisão de que nós precisávamos de três atos principais, e eu lhes disse que não me preocuparia com o que custasse - disse Lang. - Se eles estavam pedindo U$ 5.000, eu dizia: "Paguem U$ 10.000". Assim nós pagamos eles, assinamos os contratos, e era isso aí: credibilidade imediata.

Os residentes de Wallkill tinham ouvido falar de hippies, drogas e concertos de rock, e depois que o anúncio de Woodstock chegou a The New York Times, The Times Herald-Record e as estações de rádio, os residentes locais souberam que um show de rock de três dias, talvez o maior de todos, estava para acontecer. Além disso, os empregados da Woodstock Ventures se pareciam de verdade com hippies.

Nas mentes de muitas pessoas, cabelo longo e roupas descuidadas eram associados com política de esquerda e uso de drogas. As ideias novas sobre reordenar a sociedade eram ameaçadoras para muitas pessoas. Em Wallkill, esses sentimentos foram lançados sobre Mills e sua família. Residentes paravam Mills na igreja para reclamar. A Ventures tentou acabar com algumas reclamações contratando Wes Pomeroy, um ex-acessor do Departamento de Justiça, para chefiar os detalhes de segurança. Um ministro, o reverendo Donald Ganoung, foi posto na folha de pagamento para chefiar relações locais.

(continua)




Nenhum comentário:

Postar um comentário