Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Titãs Lançam Titanomaquia - 1993 (2ª Parte)

"Estamos em 1982, no 'Lira Paulistana', onde oito rapazes (idade média 21 anos) fazem uma apresentação para 30 pessoas. Agora já é 1984 e esses mesmos oito rapazes, que atendem pelo nome de Titãs, lançam seu primeiro álbum por uma das chamadas grandes gravadoras, a Warner Music. Eles decidiram 'gravar seu mundo no mundo da canção popular', uma mescla de amor/humor, cenas de terror e tensão, rock'n roll, brega, funk, punk, reggae. Uma mostra em Titãs, do que seria os Titãs sempre: descontração, mistura de ritmos, andamentos e letras densas ou despreocupadas, uma banda diferente. André Jung (bateria), Arnaldo Antunes e Branco Mello (voz), Marcelo Fromer (guitarra), Nando Reis e Paulo Miklos (baixo e voz), Sérgio Britto (teclado e voz) e Tony Bellotto (guitarra e voz), surgem no mercado em meio à chamada 'onda rock nacional', junto com Paralamas do Sucesso, Legião Urbana e Camisa de Vênus, entre outras. Um momento onde quase tudo (ou quase nada) se podia.
'Sonífera Ilha', 'uma canção romântica com letra estranha, feita a dez 'mãos', Branco, Marcelo, Barmack, Tony e Ciro (Pessoa), abre com a urgência enfatizada no telex que Britto inventou no teclado. O arranjo cria cenas de terror e tensão, enquanto Paulo Miklos 'caubvanamente' pede que a 'Sonífera Ilha' descanse seus olhos, sossegue sua boca e o encha de luz, descreve o realese da gravadora, alguns meses antes do lançamento do disco Titãs.  'Sonífera Ilha' tinha vocação ao sucesso, e, não é nada menos que o primeiro hit titânico.
'Marvin' também surge neste primeiro Titãs, a versão consagrada anos mais tarde, que Nando e Britto fizeram sobre o reggae 'Patches' de Dunbar e Jonhson. 'Go Back' também está no mesmo disco. 'Eu só quero saber do que pode dar certo, não tenho nada a perder'. Além da inesquecível 'Balada para John e Yoko' e 'Cristo Não É Biscoito'.
O ano entra entra nas ondas de 'Televisão', o visual da banda é surpreendente. A irreverência é marca registrada e Arnaldo Antunes de 'antena ligada' aparece no Chacrinha para divulgar 'Televisão', 'Insensível', e mais um hit: a clássica 'Massacre' também foi criada. O segundo Televisão foi produzido por Lulu Santos e marca a mudança na batera: sai Jung e entra Charles Gavin. 'Eles nasceram em Sampa, sua água batismal é portanto o processo produtivo hiperacelerado de signos culturais, São Paulo, caldeirão cultural fervente, pletora de subcultos, indústria de experiências, superescolha a mão, tudo em cima, famílias fragmentadas, 'psicodelicatessen', os Titãs não possuem pureza idílica anterior nenhuma para defender', afirma Waly Salomão sobre Televisão, onde 'tudo que a antena capta, meu coração captura'.
Vem então Cabeça Dinossauro, um estouro, um estorvo, um delírio, um disco de platina. 'Igreja', 'Polícia', 'Porrada', 'Tô Cansado', 'Família', 'O Que', 'AA UU', 'Homem Primata', 'Estado Violência', 'Bichos Escrotos'. 'Um disco urgente que merece ser devorado e deglutido, por ser algo selvagem como um pré-histórico dinossauro, ou então por ser humano, sensível e nos atingir na veia', definia Kid Vinil. O álbum mostra os Titãs dos palcos, seu lado visual, cru. A faixa título, 'Cabeça Dinossauro', a quem não sabe, tem um instrumental adaptado do 'Cerimonial para afastar maus espíritos', dos índios do Xingu. Cabeça Dinossauro tem muito rock, mas tem reggae e funk também; mas não tem balada.
Os Titãs estavam maduros, conheciam o sucesso e este talvez fosse  o momento mais difícil na evolução da banda: como superar Cabeça Dinossauro? Surge a encruzilhada: rock ou swing? Mas a ira titânica não se ameniza com o pseudo-estrelato e em 1987 sai 'Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas'. 'Eles demoliram os cinco pilares da ordem social, a polícia, o Estado, a família e o capitalismo selvagem. Chegou a hora de começarem a demolir as coisas por dentro', profetizou Paulo Leminski. 'Música feita pelos incompetentes para desacampados', já haviam dito os Titãs um dia. 'Corações e Mentes', 'Comida', 'Desordem' e 'Diversão', 'Malassombrada por citações de Roberto Carlos. em alta, o minimalismo e 'Nome aos Bois', uma lista de personagens, ditadores, tiranos assassinos, 'Pinochet, Mussolini, Plínio Salgado' e 'querem me curar do que eu não sofro'. Estava tudo concretizado e então, em 1987, foram eleitos melhor grupo, segunda melhor música do ano e melhor clip ('Lugar Nenhum'), melhor LP, melhor capa (Jesus Não Tem Dentes...) e segundo melhor letrista (Arnaldo Antunes).
Em julho de 1988, os Titãs participam do 22º Festival de Jazz de Montreux, onde gravam o 'ao vivo' Go Back, que inclui 'Marvin' e 'Go Back'. Alta sofisticação intelectual e tecnologia aliada à brutalidade. Titãs andando com desenvoltura por ambientes de eletrônica miséria. Ô Blesq  Blom, é a vez de Caeyano Veloso definir o sexto álbum titânico com suas 'Miséria', 'Faculdade', 'Trinta e Dois Dentes', e 'Racio Símio'. E 'Flores', o vídeo-clip, é a primeira produção brasileira a ser premiada no MTV Awards.
A carreira dos Titãs inclui a turnê de divulgação de Tudo ao Mesmo Tempo Agora por San Diego, Los Angeles e San Francisco. A banda marcou presença no Rock in Rio II, em 1991, e participou do Hollywood Rock em 1988 e 1992. Quando perguntado por que não participar do Festival em 93, a resposta foi: 'Nós já somos conhecidos, é preciso dar chance a quem está começando'. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário