Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Guitarra Fenomenal de Roy Buchanan

Roy Buchanan (1940-1988) foi um grande guitarrista de rock e blues. Possuía uma técnica e um fraseado que o credenciava a ser classificado entre os grandes mestres de seu instrumento, embora sua popularidade não o colocasse ao lado de outros grandes mestres guitarristas mais conhecidos e cultuados. Mas aqueles que conheceram o seu trabalho e os discos que gravou podem dizer que Buchanan foi um dos maiores guitarristas de seu tempo. Infelizmente, ele teve uma morte prematura e trágica, além de cercada de mistério, que é relatada abaixo, num texto do jornalista José Emílio Rondeau, publicada em O Globo, em 23/10/88:
"Venerado pelos colegas, virtual desconhecido para o público, o guitarrista norte-americano de country-blues Roy Buchanan teve um fim enigmático, após uma carreira errática de mais de três décadas. No dia 14 de agosto, ele foi encontrado morto numa das celas da Fairfax Country Adult Detention Center, no Estado de Virgínia. Roy estava enforcado, pendendo das grades da janela de sua cela, para onde fora levado, a pedido da própria esposa, para 'gastar' uma bebedeira. Aqui começa o mistério: os legistas encarregados da autópsia deram como 'causa mortis' uma parada cardíaca. Mais tarde mudaram o veredito para suicídio. Roy Buchanan tinha 48 anos.
A conclusão dos legistas conflita com declarações de amigos de Roy, segundo os quais Buchanan passava por uma fase artística e pessoal ótima e feliz. Ele acabara de lançar o álbum 'Hot Wires' (pelo selo independente Alligator Records) - considerado o melhor de uma discografia que inclui uma dúzia de títulos - e planejava um disco exclusivamente instrumental.
Dias antes de morrer, Buchanan também assinara um contrato com um fabricante de guitarras pela qual seria lançada uma série de instrumentos levando o nome e a chancela do artista. Até meados de outubro não havia sido feita nenhuma outra declaração oficial a respeito da morte de Roy.
Havia quem chamasse Roy Buchanan de 'o guitarrista mais egoísta do mundo' - daqueles que não ensinam dicas e truques de seu ofício. Mesmo assim, gerações sucessivas de músicos - entre eles Jeff Beck, Eric Clapton, e Robbie Robertson - sofreram influências variadas do instrumentista que, segundo conta a lenda, por pouco nãp substituiu Brian Jones nos Rolling Stones.
Roy Buchanan nasceu nas montanhas de Ozark, no Estado de Arkansas, mas foi criado na Califórnia, sob constante presença de hinos religiosos cantados na igreja do pai, um pastor pentecostal. O próprio pai encorajou o pequeno Roy a aprender guitarra e aos sete anos o garoto já ensaiava os primeiros acordes. Oito anos mais tarde, Roy fugiu de casa para juntar-se à banda de R&B  de Johnny Ottis, em Los Angeles. Depois disso, trabalhou com Dale Hawkins ('Suzie Q'), Ronnie Hawkins (sem parentesco) e The Hawks (a banda que acompanhava Ronnie e que, no futuro, viraria a The Band), Merle Kilgore (country) e Bobby Gregg (baterista).
O semi-anonimato de Roy terminou em 1971, com um documentário feito pela cadeia de TV Educativa dos Estados Unidos, a PBS, intitulado 'O maior guitarrista desconhecido do mundo'. Entretanto, a fama súbita não impediu que Roy vagasse por três gravadoras diferentes, fazendo discos irregulares que poucas vezes capturavam o fogo que ele tinha ao vivo. Tampouco ajudavam o vai-e-vem de opiniões relativas ao repertório do artista: em determinado momento, Roy foi obrigado a gravar um compacto discotheque. Para quem não conhece Buchanan, uma boa oportunidade é tentar achar o vídeo 'Roy Orbinson and Friends', onde ele aparece duelando com Bruce Springsteen."

2 comentários:

  1. Mestre, homenageado por Jeff Beck no estilo do uso do volume como ferramenta e na musica "Cause we have ended with lovers"

    ResponderExcluir