Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 12 de março de 2019

Earth, Wind & Fire - Revista Música (1980)

Em 1980 a banda americana de black music Earth, Wind & Fire se apresentou no Brasil, no Rio e em São Paulo. A banda era considerada na época uma das melhores do mundo, com seu som balançado e com bastante suíngue, típico da black music. Foram shows bastante divulgados e badalados, já que teve apoio  da Rede Globo, que anunciava diariamente as apresentações várias vezes em sua programação, e inclusive, gravou uma das apresentações e transmitiu na sexta-feira seguinte. A revista Música em sua edição 45, aproveitando a passagem da banda por aqui, fez uma matéria sobre a E,W&F:
"Se um líder musical lá do Norte falasse: 'nós queremos continuar a progredir e criar coisas... e esperamos criar um som que será o som de 1980' - você que gosta de música e está sempre atento às novidades, no mínimo reservaria um espaço do seu tempo pra escutar esse som, certo?
Agora, se esse mesmo líder, com sua banda de nove elementos, voasse pro lado de cá, pro Brasil, a fins de fazer apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, aposto também, que você investiria nessa transação.
Pois é, foi o que aconteceu no mês de outubro no Ibirapuera (SP) e Maracanãzinho (RJ), quando o público viu e aplaudiu o que esse grupo propôs em termos de 'som de 1980'.
Eu falo do conjunto Earth, Wind & Fire. Pras cucas mais esquecidinhas dou três dicas: Fantasy - September - Reasons. Que tal? Tudo mais claro agora? Essas três, na certa, são bastante conhecidas, né moçada? Logicamente tem muito mais, como 'Can't Hide Love Getway', ou a incrível roupagem que deram a 'Got To Get You Into My Life' dos fenomenais Beatles.
O Earth, Wind & Fire existe desde 1970 e de lá pra cá conta-se oito elepês. Seu líder - Maurice White tem a preocupação, no seu trabalho, de não estabelecer limites quer musical, quer espiritual. Ele diz - ' quando eu e meu irmão Verdine chegamos à conclusão de que precisávamos de músicos positivos no grupo, contratamos caras que realmente tinham bons fluidos, caras que não haviam sido queimados pela sociedade, sem malícia, puros, e que só emanavam boas vibrações.
Foi dentro desse espírito que formaram um som contagiante, onde se percebe ritmos africanos com base no funk, misturados com jazz, gospel e rythm'n'blues, fazendo jus ao título de uma das mais importantes bandas de soul na América do Norte.
E isso você pode confirmar ouvindo seus quatro elepês lançados aqui no Brasil: 'Gratitude' - 1977, 'All'n All' - 1978, 'I Am Earth, Wind & Fire - 1979, 'The Best of Earth, Wind & Fire' - 1979.
Detenha-se em 'Gratitude', um álbum gravado ao vivo. Vai ver como o pessoal maneja bem a voz e os instrumentos, independente dos muitos recursos que uma gravação de estúdio pode oferecer.
E só pra reforçar tem mais essa: no LP 'All'n' All', lado 1, quarta faixa, você vai encontrar na música 'Love's Hollyday', um trecho musical intercalado... sabe de quem? Do Milton Nascimento e Toninho Horta, com a composição 'Ponta de Areia'. Pois é, isso parece bastante incentivador pra vocês curtirem o Earth, Wind & Fire. Agora que a banda foi embora, vamos passear na rotação dos jazz, blues, gospel... Um canto que vale a pena."

Nenhum comentário:

Postar um comentário