Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Revistas e Livros de Humor - Rê Bordosa e Bob Cuspe (Angeli)


Angeli é um de nossos grandes cartunistas. Criador de tipos inesquecíveis, carregados de um tipo de sátira que remete a um realismo com doses de um humor sarcástico, seus personagens, muitas vezes inspirados em pessoas reais, formam uma galeria de tipos que podemos até encontrar pelas ruas. Rê Bordosa, por exemplo, uma de suas personagens mais marcantes, pode muito bem se identificar com personagens reais - mulheres que vivem entre noites repletas de doses excessivas de bebida, drogas, sexo sem compromisso, falta de regras, etc.
Sobre a personagem, o autor descreve no livro:
"O sol nasceu para todos. Menos para Rê Bordosa, que preferiu refugiar-se na escuridão da vida noturna. Conhaque misturado com cerveja, vodca digerida com cocaína, sexo com sentimento de culpa. Por isso sem pestanejar, trocou seus verdes anos pelo roxo das olheiras."

Bob Cuspe, o punk revoltado, e sem perspectivas pode muito bem se encaixar na personalidade dos muitos jovens, que inspirados no modelo do punk americano, expressavam sua revolta em atitudes agressivas para com a sociedade, mas sempre apresentado por Angeli de uma forma bem humorada. E assim, seus personagens foram sendo criados, e faziam parte de sua revista mensal, Chiclete com Banana, que ele publicou nos anos 80.

A editora Circo, epecializada em publicar quadrinhos nacionais, inclusive a revista citada, também lançava livretos com tiras, vendidos em bancas de jornal. Uma edição especial de Chiclete com Banana foi lançada dentro de uma série denominada Traço e Riso, dando destaque aos dois persnagens aqui comentados. Outros tipos que também apareciam na revista fazem parte do livro, como Meia Oito, que remete àqueles personagens altamente politizados, que mesmo com o passar dos anos, anda acredita em uma revolução comunista, como nos velhos tempos da ditadura. Rigapov é um maluco que ainde vive sob a paranoia da guerra fria EUA X URSS, e acredita que o mundo pode explodir a qualquer momento numa guerra nuclear. Tudo a ver comos tempos atuais e a ameaça do Irã.

No sumário do livro, os personagens são assim descritos:
Rê Bordosa: Sexo, drogas, conhaque, ménage à troir, cerveja, ressaca e anemias em geral
Meia Oito: Liderança e resistência, política, vodca, macarrão à romanesca, onanismo e depressões a granel
Bob Cuspe: Falta de esperança, saco cheio, trânsito engarrafado e alfinetes pelo corpo todo.
Rigapov: Hiroshima, Afganistão, Vietnã, El Salvador... as quatro bestas do apocalipse em um idiota só.
No texto de contracapa, o livro e seus personagens são apresentados assim:
"Entre carros, edifícios e muitas chaminés surge Angeli lambusado de sexo e spaguetti à bolonhesa. Os adolescentes degenerados, a boêmia, as crises existenciais, a trepada mal dada, o terror nuclear, o rock e as drogas pesadas, são temas abordados neste livro com a mestria de quem passou anos comendo bolinho de carne e coçando o saco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário