Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Beatles nas Bancas de Jornais


Em minhas rotineiras visitas às bancas de revistas encontrei um livro sobre os Beatles, e acabei levando pra casa. Trata-se de uma obra intitulada "A História Ilustrada dos Beatles", que traz 224 páginas, e muitas fotos, justificando o título do livro. Custa 30 reais. Andei folheando, e parece ser um bom livro, embora à uma primeira vista, não traga muitas novidades. Cada assunto retratado é ilustrado por fotos, desde os primórdios da banda, até seus shows no Cavern Club, suas excursões, os discos lançados, etc. Como ainda não li o livro, não posso avaliar o texto. Algumas das fotos já são bem conhecidas, outras nem tanto, e cobrem as várias fases do grupo, reveladas na própria aparência dos integrantes. Com já possuo uma grande quantidade de livros e revistas sobre os Beatles, e conheço bem suas histórias, boatos e lendas, já me acostumei a ler informações equivocadas sobre os quatro Beatles.

Lembro que um livro sobre a banda fala que nos seus primórdios, quando ainda eram bem jovens e antes da fama, eles costumavam ensaiar e puxar um fumo. Esse fato não é verídico, pois é sabido, de fontes seguras, inclusive revelados pelos próprios membros, que a primeira vez que eles tomaram contato com maconha foi quando já eram famosos, através de Bob Dylan. Em outro livro que li, há uma referência a um show ocorrido no fim dos anos 60 - não me lembro qual ano. Quem conhece a história da banda sabe que os Beatles pararam de tocar ao vivo em 1966, em um show no Japão, já que a euforia das fãs durante as apresentações era tanta, que eles não conseguiam ouvir a si mesmos. Existe também um boato muito difundido, e depois desmentido, de que eles quando receberam a medalha do Império Britânico, em 1965, momentos antes se trancaram num banheiro do Palácio Real, e fumaram um baseado. Já li inúmeras referências a esse boato.
Para quem não possui muito material dos Beatles, esse livro pode ser uma boa pedida, pois apesar de não trazer muitas novidades, pelo que andei vendo nas folheadas que dei, traz um bom material. Para colecionistas e pesquisadores, haverá sempre algo a acrescentar, com certeza.

Um comentário: