Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Preciosidades em Vinil - Fulfillingnenn' First Finale (Stevie Wonder)


Em 1974 Stevie Wonder, um dos músicos mais completos que conheço, gravou mais uma de suas tantas obras-primas, o disco Fullfillingness' First Finale. O disco conta com a participação de dois magos dos sintetizadores, Robert Margouleff e Malcon Cecil, que já haviam trabalhado com Stevie em outros três álbuns. O disco traz faixas inspiradas, exemplos da fantástica musicalidade de Stevie, como a balada country Too Shy To Say, que traz um vocal à la Ray Charles, em que ele é acompanhado pela guitarra de Sneaky Pete Kleinow, dos Flying Burrito Brothers. Stevie cai no funk, com grande balanço em Boogie On Reggae Woman, mostrando uma vertente musical em que Stevie é mestre. A balada Creepin é outra excelente faixa desse disco, trazendo outra marca de seu estilo pessoal de compor e interpretar. Uma das faixas que mais me chamaram a atenção é uma espécie de fusão com ritmos brasileiros, chamada Bird Of Beauty, onde é acompanhado por uma cuíca, cuja letra é em parte em português. Parece um pouco aquilo que costuma-se chamar de "macumba pra turista", mas vindo de Stevie ganha outra conotação. Talvez a melhor música do disco, pelo menos em minha opinião, é You Haven't Done Nothin, outro funk altamente balançado, que remete a seus trabalhos mais dançantes, capaz de agitar qualquer pista de dança, a exemplo de outros clássicos wonderianos, como por exemplo Superstition, do álbum Talking Book.
O disco foi gravado após um acidente quase fatal que Stevie sofreu em 6 de agosto de 1973, e pelo fato de ter se recuperado, e estar na época no auge de sua fase criativa,o álbum é otimista, trazendo um ótimo astral, que pode até ser conferido na faixa They Wont't Go When I Go, uma espécie de gospel song, que remete a orações islâmicas e cantos gregorianos.
Esse álbum eu adquiri em uma loja que também funcionava como sebo. O proprietário tinha uma sessão de usados que era um deleite para quem buscava gravações raras e discos fora de catálogo. Dentre os tantos discos de Stevie Wonder que possuo, Fulfillingness' First Finale é apenas mais uma preciosidade no meio de outros tantos, que poderiam também estar sendo comentados aqui.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog.estarei sempre fuçando este blog para aumentar meu conhecimento.Valeu!!!!!!!!Luigi

    ResponderExcluir