Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uma Briga De Caetano Com Seu Público Em 1973



Caetano Veloso sempre teve fama de pavio-curto, e não aceitar provocações vindas do público de seus shows. Eu mesmo testemunhei em 1985, no Circo Voador, na Lapa do Rio de Janeiro ele soltar um sonoro "Cala a boca, filho da puta!" para um cara que o interrompia enquanto ele tentava falar. Um outro caso, com consequências mais graves aconteceu em Salvador, em 1973, quando ele teve que interromper o show e foi parar na delegacia. A matéria foi extraída da revista Amiga, e teve como título Caetano: "A Bahia Não Entendeu Meu Canto".
"Há meses, durante uma apresentação no Museu de Arte Moderna do Rio, Caetano Veloso foi vaiado, xingou a plateia, parou o show, mas voltou ao palco logo depois. No último sábado, dia 24, ele voltou a se aborrecer com as vaias e piadinhas do auditório, durante um espetáculo único que realizava na concha acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Só que desta vez as consequências foram mais graves, com intervenção da polícia e a paralização definitiva do show. Caetano não se conformou com o fato de o público de sua própria terra não o entender. Suportou as vaias durante 45 minutos, mas quando se concentrou para cantar A Volta da Asa Branca, de Luiz Gonzaga, os apupos aumentaram e ele perdeu o controle, xingando o público e abandonando o palco. Levado para a Delegacia de Jogos e Costumes para prestar depoimento, Caetano mostrou-se decepcionado com tudo o que houve: "Apresentei este mesmo show em vários estados do Brasil. Em Goiânia, por exemplo, muitas pessoas latiam, gritavam, mas eu não me abalei. Aqui na Bahia era diferente. Era onde eu, por fazer uma única apresentação, tinha a maior preocupação em que tudo desse certo. Estava cantando em minha terra. Era uma coisa muito próxima. Eu queria mostrar meu trabalho, que foi muito árduo e exigiu muita inteligência. Não permito que desfaçam dele. A perturbação organizada de um determinado grupo da plateia fez com que eu perdesse o controle, pois se constituía um flagrante desrespeito a tudo que eu estava fazendo, menosprezando o meu trabalho."

Um comentário:

  1. "VIVA CACILDA BECKER!!!!" rsrs
    Baiano retado é baiano que não faz "música baiana"!

    ResponderExcluir