Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 14 de abril de 2012

John & Yoko e o Projeto-Desejo


"Nos últimos dez anos notamos que tudo aquilo que desejamos acabou acontecendo, na sua hora, bom ou ruim, de um jeito ou de outro. Continuamos nos dizendo um ao outro que um dia desses nós iríamos nos organizar para desejar apenas coisas boas. Aí nosso bebê nasceu. Ficamos 'overjoyed' (intraduzível, próximo de overdose-de-alegria) e ao mesmo tempo nos sentimos profundamente responsáveis. Nossos desejos iriam afetar também ele (grifo do original). Pensamos que era tempo de parar de discutir e fazer alguma coisa pelo nosso projeto-desejo, iniciar-se o processo: a spring cleaning de nossas mentes! (exclamação no original) foi uma mão-de-obra. Continuamos procurando coisas embutidas nos armários de nossas mentes sem pensarmos que elas ainda poderiam estar ali, coisas que desejamos que não tivéssemos encontrado.
Quando fizemos esta limpeza (spring cleaning) começamos a notar muitas coisas erradas em nossa casa: uma coisa que nunca poderia estar ali, um quadro que não estávamos gostando mais, e havia dois quartos soturnos, que se tornaram claros e arejados quando quebramos a parede entre eles. (Nota do tradutor: Certamente trata-se de parábola sobre a livre convivência). Começamos a gostar das plantas, a gostar da pulsação barulhenta da cidade, que sempre nos perturbou.
Fizemos vários equívocos e ainda vacilamos. Em outros tempos gastamos muita energia tentando conseguir alguma coisa que pensávamos querer, pensando porque não conseguíamos, apenas para descobrir que um de nós ou os dois realmente não queriam aquilo. Um dia nós recebemos um monte de chocolate de gente do mundo inteiro. 'Ei, o que é que há? Nós não estamos comendo açúcar, estamos? Quem está desejando isso?' Gargalhamos, os dois. Descobrimos que quando nós dois, dois de nós, desejam em uníssono, acontece mais depressa. Como diz 'o Livro': quando se juntam - é verdade. Dois é suficiente. A newclear seed (nota do tradutor: Inteligência intraduzível. Algo ligado a uma semente nova e clara, purificada, oposta - trocadilhescamente - a nuclear, em absoluta oposição. No nukes, novos núcleos. De dois átomos humanos).

Ainda temos um longo caminho à frente. Parece que que quando estamos na de 'Limpeza', mais depressa os desejos e presentes acontecem. A casa está ficando muito confortável agora. Sean é lindo. As plantas estão crescendo. Os gatos ronronando. A cidade brilha em sol, chuva ou neve. Moramos em um belo universo. Somos gratos a cada dia pela abundância de nossa vida. Isso não é um eufemismo. Entendemos que nós, a cidade, o país, a Terra, estamos encarando tempos muito duros, e há um pânico no ar. Mas o sol continua a brilhar, e nós estamos juntos. E há amor entre nós, nossa cidade, o país, a Terra. Se duas pessoas como nós podem fazer o que estamos fazendo com nossas vidas, qualquer milagre é possível.

Muita gente nos está mandando vibrações todos os dias em cartas, telegramas, bilhetes no portão, fitas. Ou apenas flores e bons pensamentos. Agradecemos a todos e mais ainda por respeitarem nosso espaço silencioso, do qual precisamos. Muito obrigado por todo o amor que nos mandam, nós sentimos isso todos os dias. Nós amamos vocês também. Sabemos que se preocupam conosco, e isso é bonito. Esperamos que vocês tenham o mesmo espaço silencioso em suas mentes para fazer seus próprios desejos se realizarem.
Na próxima vez que pensar em nós, lembre, o nosso silêncio é um silêncio de amor, não de indiferença. Lembre-se que estamos escrevendo no céu, em vez de no papel.
Com os olhos abertos, olhem para o céu. É a nossa mensagem. Abra seus olhos de novo. e olhem à sua volta, vocês vão ver que estão andando no céu, muito mais que no chão. Não se esqueçam: nós amamos vocês." John e Yoko, 27 de maio de 1979, New York City. (Tradução de Nelson Motta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário