Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 8 de setembro de 2013

Os Shows do Nirvana no Brasil - 1993

Em 1993 o Nirvana se apresentou pela primeira e única vez no Brasil, no RJ e SP, no antigo Holywood Rock. Foram shows polêmicos, pela performance caótica do vocalista da banda, Kurt Cobain, que cometeria suicídio no ano seguinte. Vi ao vivo pela TV Globo o show do Rio, com Cobain visivelmente doidão, numa performance totalmente caótica, com direito a cusparada na câmera de tv, e uma saída do palco engatinhando, quase sem condição de se locomover. Há quem achasse a performance brilhante, outros, porém, viram a apresentação da banda, considerada a melhor da época, como decepcionante, pelas condições em que o vocalista se apresentou no palco. Na edição de 04/04/04, lembrando os 10 anos da morte de Kurt Cobain, o jornal O Globo publicou uma matéria sobre o legado do Nirvana e do som e a estética grunge, que a banda ajudou a propagar. Um texto do jornalista Tom Leão, intitulado "Um ciclone que varreu Rio e São Paulo" lembrava a passagem da banda pelo país:
"Só agora o Brasil sentiu a passagem de um ciclone (ou furacão) de fato. Mas, em 1993, algo parecido passou por aqui, pelo Rio e por São Paulo. Foi o Nirvana, que veio para uma edição do Holywood Rock. E fechou a tampa em grande estilo. Fez dois shows memoráveis, diferentes, em cada cidade (caótico em São Paulo, e catártico no Rio). Era como uma uma força da natureza. Não dava pra controlar. Nem dava pra prever sua intensidade.
No Rio, Kurt Cobain e trupe (trouxeram vários agregados, inclusive Courtney Love, então Sra Cobain) ficaram alguns dias de férias, já que o show daqui foi uma semana depois do de São Paulo. Cobain e Courtney Love fizeram compras (junto com as meninas do L7 foram a lojas de artigos de umbanda; e, os dois compraram lingerie no Rio Sul), armaram barraco (brigaram, depois de jogar coisas pela janela do Hotel Intercontinental, em São Conrado, logo na chegada). E o Nirvana até compôs as bases de algumas músicas que fariam parte de seu último disco, 'In Utero', num estúdio da RCA em Copacabana.
Nos dias que antecederam o apoteótico show, Kurt Cobain (que também assinava Curt e, no Brasil, foi Kurtd) vagava pelos corredores do hotel qual um louco, descalço, com roupas esfarrapadas e olhar vago (típico de quem estava em tratamento para se livrar do vício da heroína, vivia com diarreia e chamando médicos). Junto com uma amiga de trabalho, passamos algumas horas de uma noite falando de política no quarto do baixista Chris (que depois virou Krist) Novoselic, que é de origem croata (na época rolava o conflito servo-croata na Europa), e sua namorada, Shelly. Cobain resmungava algumas coisas (não podia ser sobre música) e ficava entrando e saindo do quarto.
Mas ele mostrou a sua genialidade por trás da loucura no palco da Praça da Apoteose. Por cerca de duas horas o Nirvana (quer nome mais fora de moda?) foi a banda que iluminou a música, sintetizando quatro décadas de rock, do grito primal de Elvis até o gutural dos punks. Foi um show que praticamente pôs fim a uma era. Dali para a frente o rock iria virar um gênero cada vez mais manipulado e cooptado.
Durante o show no Rio, Cobain deu uma cusparada na câmera de TV e simulou fazer amor com a máquina. Parte dessas imagens foi transformada num clipe da música 'Breed', que foi exibido no 'Fantástico'. Em São Paulo, as imagens do show foram da produtora carioca TV Zero. E, numa hora em que Kurt quebrou a sua guitarra, um dos pedaços foi rapidamente guardado pelo videomaker Roberto Berliner. 
Kurt Cobain no show do Rio
- Filmei o Nirvana em SP, de cima do palco, ao lado do Kurt, que, entre outras coisas, quebrou a guitarra de estimação de Courtney Love, que ela tinha emprestado para ele - diz Berliner. - Eu olhei para o braço da guitarra ali no chão, na minha frente e botei dentro da calça enquanto filmava. Hoje o braço da guitarra está na parece da minha sala.
Só que o material filmado jamais foi visto.
- Quando cheguei no Rio, estava tão animado com o material que tinha feito que resolvi fazer uma sessão ,para amigos. Foi aí que descobri quer a fita com  as imagens que eu fiz sumiu misteriosamente. Foi a única fita a sumir. Ficaram apenas algumas imagens da outra câmera que não estava no palco. Nesta mesma fita tinha entrevista com eles a caminho do palco e um depoimento do Chris Novoselic.
Onde estará essa fita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário