Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Delirante Universo das Groupies

Em 14/01/01, aproveitando que estávamos em plena terceira edição do Rock In Rio, o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, publicou uma matéria sobre as groupies, como são conhecidas algumas fãs mais extremadas, que se aproximam de astros de rock, e que normalmente acabavam na cama com eles. Algumas até se tornaram famosas, e são citadas na matéria, que é assinada por Juliana Braga:
"Onde a banda vai, as groupies vão atrás. Maníacas pelos roqueiros, essas fãs não perdem tempo chorando por seus ídolos, como fazem as adolescentes que vão ao Rock In Rio. Surgidas nos anos 60 e 70, época em que a combinação sexo, drogas e rock'n roll era indispensável em festivais, as groupies - fãs que vão para a cama com seus ídolos -, muitas vezes, ganham tanta fama quanto os astros que perseguem.
Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix são apenas alguns dos artistas assediados pelas groupies. Muitas foram eternizadas em músicas. A americana Devon Wilson foi uma delas. Ex-prostituta, foi tirada das ruas pelo compositor Quincy Jones. Sua beleza negra encantou roqueiros, entre eles o rei da guitarra Hendrix, que compôs a música Dolly Dagger em sua homenagem.  Considerada rainha das groupies, ela trocou Hendrix por Mick Jagger e foi para a cama com Eric Clapton.
Outra que ficaria famosa, por motivos bem diferentes, é Cynthia Albritton. Para se destacar das outras fãs, que guardavam qualquer besteira usada pelos ídolos, ela resolveu ter algo único: um molde de gesso do pênis do artista. Cynthia formou o grupo Plaster Caster (escultura de gesso) e pôs a mão na massa. Hoje, essa senhora de 54 anos tem uma coleção de 42 esculturas, entre elas a de Jimi Hendrix. 'Com certeza a maior em espessura', diz.
Cynthia também foi imortalizada na música Pastle Caster do grupo Kiss. 'É engraçado porque nunca fiz uma escultura de ninguém da banda. Dizem que o vocalista Gene Simmons compôs a música justamente por isso', alfineta.
Para fazer os moldes, Cynthia precisava ir para a cama com o ídolo. E com a concordância dele, fazia um molde em massa do pênis. Depois, retirava a fôrma e colocava o gesso. Em poucos minutos, o precioso souvenir estava pronto.
Os membros do Led Zeppelin, em 72, cercados por algumas groupies
Os  Beatles também tiveram suas groupies. Conhecidas como Apple Scruffs, por viverem na porta da gravadora Apple, as meninas faziam de tudo para ter qualquer coisa do quarteto.
Não basta ser um roqueiro famoso. O negócio era transar com o máximo de ídolos possível. Não foi difícil para muitas groupies ou tietes, como são conhecidas no Brasil as fãs que transam com os artistas.
A americana Connie Hamzy é um bom exemplo. Groupie dos anos 70, ela se gaba por ter ido para a cama com quase todos os roqueiros famosos. Na sua lista, estão personalidades, tais como Jimmy Page (Led Zeppelin), Huey Lewis, Rick Springfield, Keith Moon (The Who), John Boham (Led Zeppelin), Peter Criss (Kiss), David Lee Roth, Alice Cooper e até o presidente Clinton.
A ex-modelo da Playboy Bebe Buel também tem uma lista considerável. Ela foi para a cama com ninguém menos que Jimi Hendrix, Rod Stewart, Elvis Costello, Mick Jagger, Jack Nicholson, Jimmy Page, David Bowie, Iggy Pop e o vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, com quem teve a filha e atriz Liv Tyler.
A groupie Pamella Miler, mais conhecida como Pamela de Barres, transcreveu sua experiência na autobiografia I'm with the band - confessions of a groupie (Estou com a banda - confissões de uma groupie). No livro, ela conta com detalhes seus casos com Jimmy Page, Mick Jagger, Keith Moon, Jim Morrison, Chris Hillman (The Byrds), Nick St. Nicholas (Steppenwolf), Don Johnson, Dennis Hopper, Terene Trent D'Arby, Dave Navarro (Red Hot Chili Peppers), entre outros."


Nenhum comentário:

Postar um comentário