Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 4 de agosto de 2013

Keith Richards: "Sou um anjo e um demônio. A minha meta é fazer os dois conversarem"

Em 05/02/95 o jornal O Globo publicava uma matéria de folha inteira com Keith Richards, assinada por Elisabeth Orsini e Tom Leão. A matéria faz uma análise da personalidade do controvertido guitarrista dos Stones, através de especialistas em tarô, astrologia e jogo de búzios. Keith fez ou não um pacto com o demo? Vamos à matéria:
"Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones carrega consigo a fama de ter feito um pacto com  o demônio. Só porque ele chegou aos 51 anos livre das drogas (diz a lenda que trocou todo o sangue na Suíça) e desde cedo usa anéis de caveira (uma influência dos Hell's Angels), além de acender velas em seu camarim (um ritual para dar sorte). Mas, se compararmos Keith com qualquer integrante de uma banda death metal, essa teoria vai por água abaixo. 
No próprio rock tradicional, outras bandas beberam mais explicitamente na taça do ocultismo. Como o Led Zeppelin, que utilizava quatro símbolos místicos (um para cada integrante) e cujo guitarrista, Jimi Page, comprou um castelo que pertencera ao bruxo inglês Aleister Crowley e lá praticou rituais de magia negra. Ozzy Osborne, ex-Black Sabbath [hoje novamente na banda] (uma banda satanista até no nome) é outro seguidor de Crowley. Sem falar em Glen Danzig, do Danzig, emérito colecionador de amuletos e coisas relacionadas ao capeta.
Keith no Brasil
Contudo, como verdadeiros bruxos e vampiros são seres discretos, o mito permanece. Em entrevista no programa 'Gente de Expressão', reprisada na semana passada, a apresentadora Bruna Lombardi quis saber sobre a faceta demoníaca do ídolo que, irônico, respondeu:
'Como eu sou muito charmoso, as pessoas ficam confusas. Sou anjo e demônio. A minha meta é fazer os dois conversarem'. Deste modo, a fama satânica de Keith cresce à sua revelia, embora o Stone que realmente caminhou no dark side tenha sido o falecido guitarrista Brian Jones. E foi Jagger - que com sua jovialidade sugere um pacto com Mefisto - em sua primeira vinda ao Brasil, nos anos 60, quem captou a percussão de ponto de macumba em 'Simpathy for the Devil'
Para o mestre da tarologia Namur Gopalla, Keith Richards tem parte com o diabo:
- Muitos artistas que não conseguiam fazer sucesso fizeram pacto com o diabo. Se você observar bem, Keith Richards nunca abraça Mick Jagger porque seu abraço está carregado da energia satanista.
O tarólogo chama a atenção também para o fato de o guitarrista ter trocado o anel de caveira por um de escaravelho.
- O escaravelho mostra que depois da escuridão vem a luz - diz Namur. - E demonstra que Keith está se apegando a rituais mágicos de desobsessão. A limpeza do sangue a que o guitarrista se submeteu é outro indício da tentativa de purificação.
- Ao contrário do que possam pensar, Keith não vai perder o poder quando se livrar da possessão. Vai renascer porque o diabo dá com uma mão e retira com a outra.
Renato Russo, do Legião Urbana, acha toda essa discussão uma bobagem:
- Se ele tem uma coisa com o demo é lá com ele. Outros como Lou Reed também sobreviveram às drogas e ninguém fala nada disso deles.
Alvin L., cantor dos Sex Beatles, concorda:
- Isso é muito mais estilo do que crença.
Fausto Fawcet não concorda:
- Todas as evidências apontam para um pacto com o demônio. E afinal, foram os Rolling Stones que colocaram os exus no showbusiness - diz Fausto. Foram os caras que mais souberam lidar com os básicos instintos. Falo isso de cadeira porque também tenho ligação com o demo. Afinal, meu nome é Fausto.
Mesmo sem saber a hora do nascimento do guitarrista, a astróloga Silvia Klein fez uma análise do mapa astrológico de Richards, nascido no dia 18 de dezembro de 1943, na Inglaterra. Ela diz que Saturno e Sol em oposição evidencia situações muito difíceis que poderiam ter levado Keith a um desvio da normalidade.
- Você sabe aquelas histórias de alguém vendendo a alma ao diabo em troca de uma fortuna que não acaba nunca?  São pessoas com o mapa astral semelhante que precisam de realização material, seja lá de que maneira for.
Para Silvia, a grande tacada do mapa do guitarrista - sagitariano com Lua em Virgem - é ter a cabeça do dragão em conjunção com Plutão:
- Em 17 anos de astrologia nunca vi um mapa como o dele. Isso mostra que o destino de Keith Richards é justamente entrar onde ninguém jamais entrou. Seu destino de vida é ir profundamente na intimidade dos seres e dele mesmo. Se há algo de fantasmagórico no mapa de Keith é essa configuração astrológica.
- Ele é bruxo. Bruxíssimo - garante o pai-de-santo Jair de Ogum depois de consultar os búzios.- E está num processo de purificação.
O líder espiritual faz outra revelação:
-  Keith Richards vai sair do grupo brevemente. E como ele representa espiritualmente o equilíbrio, os Rolling Stones vão acabar."
Pois é, mais de 18 anos após essa declaração, Keith continua na banda e os Stones se preparam para fazer mais uma excursão. Prova que esse papo de búzios é furado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário