Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Gimme Shelter - Rolling Stones

A história do rock e os megafestivais e concertos trazem bons e maus momentos. E quando se fala nos momentos negativos, logo vem à mente o famoso concerto dos Rolling Stones em Altamont em 1969, quando um jovem foi morto na plateia, por um grupo de Hell's Angels, que a banda havia contratado como seguranças. Em 1993 foi lançado em vídeo (vhs) o concerto. Na ocasião, o Jornal do Brasil  publicou uma crítica do vídeo, escrita por Pedro Só:
"Imagine-se no mitológico ano de 1969. Junte 300 mil seres humanos jovens e amontoe num terreno sem condições de higiene e segurança em Altamont, Califórnia, Estados Unidos, planeta Terra. Para shows de rock. Olhe para aquela manada de hippies repulsivos, parte chapada e imitando anêmona, parte alucicrazy e detonada, e responda rápido: há alguma chance desse negócio não feder?
Antes que você consiga cantar o segundo refrão de Under My Thumb, um sujeito chamado Alan Passaro, integrante da gang de motoqueiros Hell's Angels, vai piar a resposta. Como? Matando a facadas Meredith Hunter, estudante de 18 anos que, num rompante de idiotia, puxou uma arma na plateia. Pois bem, essa hipotética situação nada tem de hipotética. Ela aconteceu assim mesmo, no dia 6 de dezembro de 1969, conforme documenta o filme Gimme Shelter, relançado agora em vídeo no Brasil. E não foi porque os promotores do festival - gratuito - acreditavam em paz e amor. Afinal, o sonho de Woodstock tinha deixado um saldo de três mortos.
'Gostam de dizer que Altamont foi o fim de uma era. Talvez tenha sido o fim da inocência dos caras que escreveram isso. Na minha opinião, ela já tinha acabado muito antes', interpretou Mick Jagger, dois anos e meio depois. Keith Richard, o homem que, na hora do crime, teve a lucidez de apontar o assassino e gritar para que o detivessem, também minimizou: 'Foi só um show. Um show do qual tivemos que sair batido'. De qualquer maneira, os Rolling Stones ficaram seis anos sem interpretar Sympathy for the Devil, a música que estavam tocando quando começaram as brigas. Como o próprio Jagger salientou em Altamont, sempre acontecia alguma coisa estranha quando eles atacavam aquela composição...
Dirijido por David Mayles, Albert Maysles e Charlotte Zwerin, Gimme Shelter, em seu melhor momento, mostra o freak show da plateia e os Stones no palco (com o então recém-introduzido Mick Taylor na guitarra), tocando coisas como Jumping Jack Flash, Street Fightin Man e Brown Sugar.
Tina Turner aparece arrebentando num show em Nova York com I've Been Loving You Too Long, de Otis Reding. Já Santana e Crosby, Stills, Nash & Young, que estiveram em Altamont, não aparecem. Os ótimos Fliying Burrito Brothers, por sua vez, sequer foram enquadrados decentemente enquanto mandavam Six Days On The Road. E o Jefferson Airplane só entra tocando The Other Side of Life - e tendo o vocalista Marty Balin espancado pelos Hell's Angels porque tentava apartar uma briga. A gang de motoqueiros tinha sido contratada para fazer a segurança por sugestão do Grateful Dead. Típica coisa de doidão. Vá confiar em Jerry Garcia..."
A cotação do vídeo foi três estrelas ( Bom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário