Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pepeu Gomes em Atafona


Um show empolgante. Se tivesse que descrever com poucas palavras o show de Pepeu Gomes na praia de Atafona no último domingo, usaria essa frase curta, mas que resume o que Pepeu Gomes e sua banda passaram para o público que compareceu ao Balneário, em Atafona. Após uma noite de sábado quando uma forte chuva inundou a região, o dia de domingo amanheceu nublado, com uma ameaça de chuva, porém felizmente o domingo estava num ótimo clima para um show. Não havia aquele sol escaldante típico dos verões, nem a chuva, que ainda ameaçava estragar, ou pelo menos, atrapalhar a festa. Estava tudo perfeito para um show espetacular, e Pepeu e banda fizeram sua parte, trazendo um ótimo espetáculo. Trazendo em sua banda Dadi Carvalho (baixo), Davi Moraes (guitarra), Felipe Pascoal (guitarra), Paulinho He-man (percussão) e Jorginho Gomes (bateria), Pepeu mostrou seu virtuosismo e ao mesmo tempo trouxe hits de seu repertório.

Pepeu foi o primeiro guitarrista que eu assisti tocando ao vivo, já que o primeiro show que assisti na vida foi quando eu tinha 14 anos, uma apresentação dos Novos Baianos, grupo do qual fez parte. Diferentemente de duas de suas apresentações que assisti, quando ele tocou mais violão do que guitarra, no show do último domingo, Pepeu fez um show elétrico e vibrante. Iniciando a apresentação com Deusa do Amor, um de seus maiores sucessos, Papeu e banda empolgaram o público, que cantava junto cada verso da música. Outros sucessos de seu repertório não faltaram, como Sexy Yemanjá e Um Raio Laser (uma de suas músicas mais suingadas). Uma versão para Soul Sacifice, de Santana, foi uma verdadeira benção para os roqueiros da antiga. A banda afiada, deu uma verdadeira aula de como se fazer um som instrumental. Dadi, um dos grandes baixistas do Brasil (Novos Baianos, A Cor do Som, Barão Vermelho, Tribalistas) mostrou porque ainda é um músico de peso, o jovem guitarrista Felipe, que não deve ter mais de 17 anos, executou solos como gente grande, assim como Davi Moraes, que apesar de ser de outra geração, traz no sangue o DNA dos Novos Baianos, já que é filho de Moraes Moreira. A música, que pede muita percussão, teve em Paulinho e Jorginho Gomes (também ex-Novos Baianos), um apoio perfeito.

Uma bonita homenagem a Chico Science trouxe A Cidade, do repertório do astro do mangue beat, um fã confesso de Pepeu e dos Novos Baianos. Outros covers também aconteceram, como Garota Dourado (Rádio Táxi), somente na voz e violão, e É Preciso Saber Viver, de Roberto Carlos, também numa versão acústica. Outros sucessos não faltaram, como Fazendo Música, Jogando Bola e Masculino e Feminino.
Uma versão pessoal para Preta Pretinha, o maior sucesso dos Novos Baianos, também não faltou. Aliás, em entrevistas recentes ele declarou que pretende fazer versões pessoais para as músicas dos Novos Baianos, o que é uma boa notícia, já que o grupo não seria o mesmo sem a guitarra mágica de Pepeu. Alguns dos solos de guitarra mais marcantes da MPB e do rock brasileiro saíram de suas mãos na época dos novos Baianos.
Uma versão eletrificada de Brasileirinho também levantou a plateia, assim como Eu Também Quero Beijar, um de seus maiores sucessos. Nossa Gente, um grande sucesso do samba-reggae (aquele do refrão Avisa Lá, Avisa Lá, Avisa Lá que eu vou...) e o frevo instrumental Vassourinha encerraram o show, em clima de carnaval, agradando ao público festeiro, e também os mais chegados ao rock. Foi um belo show para um domingo sem chuva nessa época de dilúvios inesperados.

Um comentário: