Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Mistério do Samba - Hermano Vianna


Uma excelente obra retratando as origens do samba, visto sob a ótica da antropologia é o livro "O Mistério do Samba", de Hermano Vianna. O livro fraz um relato sobre as origens, a popularização, os preconceitos sofridos, e a identificação do samba como um marco da cultura de raiz do Brasil. Na orelha do livro, é citado um encontro histórico entre duas das figuras mais marcantes da cultura brasileira: Pixinguinha e Gilberto Freyre. A música e as ciências sociais se encontram numa mesa de bar. O texto diz: "Um encontro de bar ocorrido em meados dos anos 20, tendo Pixinguinha e Gilberto Freyre como principais protagonistas, é o ponto de partida e o mote deste livro, que busca elucidar um mistério: como o samba - música de morro discriminada pelo resto da população e reprimida pela polícia - transformou-se em símbolo da identidade nacional brasileira?
Os estudos anteriores sobre o tema passavam ao largo do 'mistério', limitando-se a constatá-lo; como se, de súbito e num passe de mágica, o recalcado passasse a ser louvado, tornando-se quase sinônimo de uma nação. Em terras brasileiras, 'quem não gosta de samba é ruim da cabeça ou doente do pé(...)"
Em um capítulo específico sobre Gilberto Freyre e sua mais importante obra, Hermano inicia declarando:
"A publicação de Casa Grande e Senzala foi recebida de imediato como um grande acontecimento no mundo intelectual dos anos 30. Jorge Amado, o escritor que praticamente inventou o romance 'mestiço' brasileiro, assim recorda o evento: 'Foi uma expolosão, um fato novo, alguma coisa como ainda não possuíamos e houve de imediato uma consciência de que crescêramos e estávamos mais capazes. Quem não viveu aquele tempo não pode realmente imaginar sua beleza." E acrescenta: "O livro de Gilberto deslumbrava o país, falava-se dele como nunca se falara antes de outros livros". Monteiro Lobato consegue ser ainda mais bombástico: 'Qual o cometa de Halley, irrompeu nos céus de nossa literatura o Casa Grande e Senzala(...)'
O Mistério do Samba, que faz parte de uma coleção intitulada Antropologia Social, publicada pela Jorge Zahar Editora, é uma importante obra para quem busca conhecimentos sobre as origens de nosso samba, visto sob a ótica social, utilizando uma linguagem acessível, apesar do caráter acadêmico que a obra carrega. Em seu prefácio, o jornalista e historiador Sérgio Cabral destaca:
"Sou grato a Hermano Vianna por ter elaborado um trabalho acadêmico perfeitamente inteligível para qualquer um de nós, simples mortais. Mas, apaixonado pela música popular brasileira de todas as épocas, sou mais grato ainda pelas portas que abriu para que os apaixonados e estudiosos penetrássemos na história de nossa música."

Nenhum comentário:

Postar um comentário