Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Até a ONU Tentou Reunir Os Beatles


Durante muitos anos a grande utopia musical do show bizz internacional era reunir os quatro integrantes dos Beatles, nem que fosse para fazer um único show. Aqui mesmo, nesse espaço já publiquei um dos muitos rumores daquela tão desejada volta, quando em 1976 um rico empresário ofereceu uma fortuna para reuní-los, mas nada aconteceu. Aliás, grana não seria um motivo relevante para trazer de volta o quarteto. Cada um cuidava de sua carreira e seus projetos pessoais, John Lennon, por exemplo, havia abandonado temporariamente o mundo artístico para cuidar da família, além do mais ainda havia alguns problemas pessoais entre membros da banda, que ainda não haviam sido resolvidos devidamente, portanto a tão esperada reunião era algo bem improvável.
Lembro que o empresário Roberto Medina, após trazer Frank Sinatra ao Brasil, para cantar no Maracanã, declarou que sua próxima empreitada seria reunir os Beatles para fazerem um mega-show no mesmo local. Logicamente foi um grande delírio do futuro idealizador do Rock In Rio.
Até a ONU tentou realizar esse sonho. Já que o fator financeiro parecia mesmo não ser um motivo para reagrupar o quarteto, talvez um caráter beneficente proposto pelo órgão os sensibilizasse. A revista Veja, de 26 de setembro de 1979 trazia uma nota sobre mais essa tentativa, intitulada "Help! A ONU pede socorro aos Beatles". Talvez tenha sido uma das últimas tentativas de trazer os Beatles de volta, já que menos de um ano e três meses depois, esse sonho foi sepultado após o assassinato de John Lennon. Abaixo a matéria da revista:
"Na impossibilidade de aproximar outros desafetos empedernidos, como árabes e judeus, chineses e russos ou curdos e iranianos, a ONU está prestes a marcar um tento de menor envergadura, mas nem por isso inexpressivo - reunir os Beatles, pela primeira vez em treze anos, para três exibições em Nova York.

O mais bem sucedido grupo de música popular em todos os tempos, os Beatles, embora tenha se separado em 1970, exibiram-se em público pela última vez em 1966 - nove anos antes do fim da guerra do Vietnã e doze antes que milhares de refugiados escapassem para os países do Sudeste Asiático fora do controle comunista.
Milionários e irreconciliáveis, os Beatles resistiram ao longo de todo esse tempo a todas as tentativas de reaproximação. A ONU parce estar conseguindo o milagre. Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr já concordaram com as três apresentações. John Lennon ficou de dar a resposta. Com a renda dos shows, a ONU espera cobrir as despesas de assistência aos refugiados indochineses. Somadas as receitas de bilheteria, direitos para transmissão por televisão e discos, calcula-se que os três espetáculos renderiam 500 milhões de dólares. Prova de que os Beatles continuam insuperáveis - no ano passado, um concerto do conjunto Bee Gees, talvez o mais popular grupo musical de hoje, rendeu à ONU, para o Ano Internacional da Criança, apenas 3 milhões de dólares."

Um comentário:

  1. Taí um fato que eu desconhecia: a ONU tentando reunir os Beatles! rsrs

    ResponderExcluir