Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Preciosidades em Vinil - The World Is A Ghetto - War (1972)


The World Is A Ghetto, da banda War é um dos melhores discos de música negra que possuo. Lançado em 72, o disco traz toda a vibração, ritmo e balanço da black music dos anos 70. Conheci o War através da música The Cisco Kid, que abre o disco. Muitos anos depois o encontrei em um sebo, e mais por causa dessa música levei o álbum, e depois, o ouvindo todo, vi que havia adquirido um grande disco.
No livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, The World Is A Ghetto muito merecidamente é incluindo na lista, e recebeu do crítico Tim Sheridan o seguinte comentário:
"No início dos anos 70, viver numa cidade, nos Estados Unidos, era uma experiência dicotômica, especialmente em Los Angeles - onde os sonhos de Hollywood contrastavam de forma gritante com a realidade do cotidiano das crescentes comunidades latinas e afro-americanas. A divergência de culturas criou um estado de tensão (os distúrbios raciais em Watts, em 1965, ainda doíam na memória coletiva), mas também proporcionou um terreno fértil para a música, no qual surgiram bandas como Sly And The Family Stone e War.
O War, uma convergência de jazz, funk, rock e influências latinas, tinha feito sucesso com "Spill The Wine", um single que contava com Eric Burdon, ex-líder dos Animals. Os sete integrantes do War seguiram em frente e gravaram dois álbuns muito promissores. Mas foi em The World Is A Ghetto que a banda utilizou todo o seu pontecial. O título sugeria uma manifestação política pública, mas a capa de Howard Miller transmitia a vibração iluminada do álbum - a ilustração mostra um Rolls Royce com um pneu furado, preso no gueto. De fato, "The Cisco Kid", com seu sabor latino (uma homenagem irônica ao herói do cinema dos anos 50), e a funky "Were Was You At" são totalmnte apolíticas, num tom muito mais de celebração da vida do que de proselitismo. Mesmo as letras da faixa-título trazem a mensagem otimista de um amor nascido do smog da cidade.
A extraordinária reação positiva do álbum (foi o mais vendido de 1973) mostra que o War soube traduzir a experiência urbana. A banda continua a fazer sucesso ao longo da década, mas Ghetto ainda é seu trabalho mais coeso e satisfatório."

2 comentários:

  1. Tenho esse vinil! Simplemente maravilhoso!
    Quem ouviu sabe!
    Valeu a lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Sérgio, esse disco do War é antológico. Vc que também tem, sabe da sonzeira que é. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir