Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 2 de janeiro de 2011

Revistas Legais - Era de Aquário (1984)


Em julho de 1984, a revista Planeta, que tratava de assuntos ligados à metafísica, dentre outros , como OVNIS, parapsicologia, comunidades alternativas, etc, fez uma edição especial sobre A Era de Aquário. Desde criança ouvia falar sobre o tema, mas a coisa sempre me pareceu meio confusa, até com relação ao período em que essa era astral aconteceria. O terceiro milênio, período considerado de transformações, ainda era algo um tanto distante (17 anos, se considerarmos que o novo século e milênio aconteceram em 2001). Nesse início de 2011 estamos portanto, já a dez anos nesse novo milênio.
A revista traz matérias sobre "conspiração fraterna","os princípios do aquarianismo" "festivais de rock" (dando destaque a Woodstock, quando muito se falou sobre transformações na mentalidade do ser humano), "sociedades alternativas" (Paulo Coelho, antes de se tornar autor de best-sellers de qualidade duvidosa escreveu um longo texto), etc. A revista inicia com a seguinte apresentação:
"Popularizada a partir do musical Hair, a expressão "Era de Aquário" é comumente entendida como o período astrológico da espiritualização humana e da fraternidade universal, a se iniciar na virada do século - quando após uma época de purgações e sofrimentos, surgiria um novo homem, depurado dos vícios anteriores.
Essa visão paradisíaca da Era de Aquário é polêmica. Enquanto alguns afirmam que só entraremos na nova era no próximo milênio, outros dizem que já há três séculos estamos nela. E Leão (signo oposto a Aquário) pode influenciar negativamente os ideais fraternos do período (...)"
Novos modelos de comunidades alternativas são destacadas, como uma forma de relacionamento do homem com o meio ambiente, a natureza, e com seus semelhantes. A foto acima é extraída de uma matéria destacada sobre o assunto, que diz:
"De forma pacífica, conspira-se para a Era de Aquário. Os princípios desse novo tempo, já perceptíveis hoje, embora de forma ainda sutil e restrita, abrem perspectivas para uma nova vida no planeta, após um período de 'higienização', durante o qual a velha ordem será destruída para dar passagem a uma outra forma de relacionamento do homem consigo mesmo, com o seu próximo e com a natureza."
Sobre os festivais de rock do anos 60, onde o lema hippie era vivido plenamente por milhares de jovens, a matéria da revista destaca:
"Em nenhum outro tempo tantas pessoas se reuniram para cantar, amar e celebrar a vida como no últimos anos da década de 60. Era o início da época dos grandes festivais, verdadeiras realizações dos sonhos libertários do inconsciente de uma década. E São Francisco, Monterey ou Woodstock ainda vibram na memória de uma geração que, em meio a seus protestos, vislumbrou a mensagem revolucionária de um futuro próximo e deu os primeiros passos na estrada do aquarianismo."

Embora as principais mudanças previstas de transformação do homem, das sociedades, além de vários outros aspectos no novo milênio serem utópicas, fato comprovado nessa virada da primeira década de nosso século, a revista levanta temas interessantes, e não deixa de ser curioso lermos artigos que falam de um futuro que até já é passado pra nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário