Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

As Capas dos Discos do Led Zeppelin (Parte 2)

Houses of the Holy - O quinto álbum do Led Zeppelin, cuja imagem da capa acima é mostrada em sua extensão, como se a capa dupla estivesse aberta (capa e contracapa), teve seu trabalho gráfico criado pelo famoso estúdio Hipgnosis, responsável por capas de várias bandas progressivas dos anos 70. O visual é composto por várias fotos tiradas na formação rochosa de Giant's Causeway, Country Antrim, Irlanda do Norte. As crianças que aparecem na foto é o casal de irmãos Stefan e Samantha Gates. O fotógrafo Aubrey  Powell procurou captar a melhor luz do nascer e do pôr do sol, mas a chuva que caía e as nuvens impediram o efeito visual pretendido. A colagem criou um efeito em que aparecem onze crianças escalando as pedras. Assim como no álbum anterior, o nome da banda ou o título do álbum não aparecem impressos, talvez para destacar mais a bela imagem. A gravadora porém, colocou uma faixa em torno da capa com essas informações, além de cobrir a nudez das crianças na foto, prevendo algum tipo de problema por parte de alguns lojistas. Mesmo assim, o disco chegou a ser banido em algumas cidades.
Phisycal Graffiti - O sexto disco do Led trazia na capa a foto de um conjunto de edifícios de Nova York, com algumas imagens inseridas depois. O diretor de arte do álbum, Peter Corriston procurava um edifício simétrico, que trouxesse um belo visual, e que não tivesse nada que obstruísse sua visão, como árvores, por exemplo. A equipe responsável pela arte da capa andou pela cidade durante semanas à procura do edifícil que melhor se enquadrasse nesse conceito. A ideia da capa era de uma banda vivendo nesse prédio residencial, com pessoas circulando por ele. O LP original trazia a foto do prédio com janelas recortadas na capa externa e capas internas mostrando outras diferentes imagens.


Presence - O trabalho gráfico desse álbum também ficou a cargo do estúdio Hipgnosis, e mostrava uma família bem vestida e contente diante de um objeto, parecendo a miniatura de um obelisco preto. Trata-se de uma capa cuja imagem estampada traz uma incónita com relação a alguma mensagem que se tentou passar, se é que na verdade existe alguma. O responsável pelo designer declarou: "Quando penso no grupo, sempre penso em força e poder. Não há dúvida de que existe uma presença". Jimmy Page na época declarou: "Para mim, o mais importante era o que estava por trás do obelisco. Para ser franco, a capa é bem irônica. Uma espécie de brincadeira com 2001, Uma Odisseia no Espaço.Acho que é bem engraçada".


In Through the Out Door - A capa do oitavo disco do Led, também desenvolvida pelo estúdio Hipgnosis, trazia uma concepção gráfica bastante original. A capa externa vinha dentro de um envelope pardo com um um carimbo onde se lia o nome da banda e o título do álbum. Havia seis capas internas diferentes. Por causa do envelope da capa externa as pessoas não tinham como saber que capa interna estavam comprando. As fotos mostravam variações de uma cena passada em um bar, onde aparecia um homem queimando uma carta onde se pode ler a frase "Dear John". Cada uma das seis fotos foi tirada de um ponto de vista diferente, de alguém que aparecia nas outras fotos. O título do álbum era uma referência do exílio forçado que não só o Led, mas várias bandas e artistas ingleses, eram forçados a se submeter por causa dos altos impostos que eram cobrados no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário