Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

As Capas dos Discos do Led Zeppelin (Parte 1)

As capas dos discos de rock muitas vezes representam um capítulo especial no trabalho das bandas. Uma boa capa ajuda a representar a ideia da concepção de um trabalho, e algumas delas se tornaram ícones visuais. O Led Zeppelin é um exemplo de banda que sempre valorizou bastante a parte gráfica de seus discos, e não é à toa que muitas de suas capas hoje são tão representativas como sua própria música. Vou falar abaixo der algumas dessas capas:
Led Zeppelin I - A foto da capa do LP de estreia do Led Zeppelin foi escolhida por Jimi Page. Era uma foto de domínio público do dirigível alemão Hindenburg explodindo durante uma viagem trasatlântica em 1937. A revista americana Rolling Stone ao comentar a capa diria: "A imagem condensa magnificamente a música de seu interior: sexo, catástrofe e coisas explodindo". O artista gráfico George Hardie, que viria a assinar outras capas do Led, foi o responsável pela arte. À princípio ele sugeriu um desenho baseado num letreiro que ele havia visto em San Francisco, que mostrava um dirigível de aspecto fálico voando no céu, porém Page não aprovou a ideia, e a imagem do dirigível em chamas ficaria marcado como a capa de um disco que é considerado um dos melhores discos de estreia de uma banda de rock em todos os tempos.
Led Zeppelin II - O projeto gráfico do segundo disco do Led Zeppelin ficou a cargo do ilustrador e artista gráfico David Juniper. Ele escolheu para compor a capa uma foto de uma Divisão da Força Aérea Alemã, tirada durante a Segunda Guerra. Os alemães haviam usado dirigíveis como bombardeiros durante o conflito, e por isso o artista se inspirou na antiga foto para compor o visual do álbum. Juniper coloriu a imagen originalmente em preto e branco e depois inseriu o rosto dos componentes da banda, utilizando uma foto promocional de 1969. Esse álbum costuma ser considerado a base do heavy metal e uma grande fonte de inspiração para muitas bandas. Foi o primeiro álbum em que Pege tocou uma guitarra Gibson Les Paul modelo 1959, que ganharia fama por seu uso em vários álbuns do Led.
Led Zeppelin III - A edição original do terceiro álbum do Led Zeppelin trazia uma capa desdobrável , cujo projeto fora criado por Zacron, um artista gráfico multimídia, que já era conhecido de Jimmy Page. A arte da capa e da parte interna incluíam imagens sobre um fundo branco, sendo que muitas dessas imagens tinha por tema a aviação. Atrás da capa da frente havia um disco giratório trazendo outras imagens, incluindo fotos da banda. O disco traz um som um pouco menos pesado que o habitual, talvez pelo álbum ter sido concebido em um chalé do Séc. XVIII no País de Gales, no alto de uma colina, onde não havia água encanada nem luz elétrica. Page diria na época: "Foi a tranquilidade do lugar que definiu o tom do álbum. Era óbvio que não podíamos detonar amplificadores de 100 wats".

Led Zeppelin IV - Apesar de ser conhecido como "Led Zeppelin IV", na verdade o quarto disco da banda não tem título, e nem o nome da banda aparece na capa. Jimmy Page havia se irritado com algumas críticas negativas ao dfisco anterior, e por isso havia resolvido lançar um disco em cuja capa não houvesse nenhuma informação. Resolveu que cada membro da banda  criaria um símbolo para se identificar. A falta de título levou o disco a ser conhecido como "o disco do velho" ou "o disco dos quatro símbolos". O símbolo de Page ficou conhecido como "ZoSo", embora seja pictográfico, e não uma palavra para ser pronunciada. O símbolo foi criado com Page alterando um símbolo que encontrou num livro de mitologia antiga. O símbolo de John Paul Jones é formado por um único círculo, onde se entrelaça um triqueta, símbolo tripartido. O símbolo de John Bohan, três anéis interligados, representa a trindade da mãe, do pai e do filho. O símbolo de Robert Plant é a pena da deusa egípcia Ma'at, que representa a verdade, a justiça e a imparcialidade dentro de um círculo impenetrável que representa a vida.
A imagem que aparece na capa, mostra um velho carregando um feixe de gravetos, e segundo dizem, foi comprada em uma loja de quinquilharias por um roadie da banda, e aparece em forma de um quadro pendurado numa parede com a pintura descascando.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário