Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 27 de maio de 2012

Freddie King - Um Mestre da Guitarra

Chicago, nos anos 50 era a grande meca do blues. Era lá que se concentravam os grandes bluesmen, dentre eles o grande guitarrista Freddie King. Ainda jovem, Freddie já trabalhava ativamente com nomes como Muddy Waters, Willie Dixon, Memphis Slim, dentre outros. Suas primeiras gravações datam de 1956, tendo conseguido fama e reconhecimento a partir de 1960, quando seus discos começaram a fazer sucesso. Músicas como "Hideway", "You've Got To Lover Her Whith A Feling" e "Talkin' Care Of Business" tornaram o nome de Fredie King bastante conhecido nos Estados Unidos, e depois em outras partes do mundo.
Sua música e sua forma de tocar guitarra exerceram grande influência na nova geração de músicos que estava surgindo pelo mundo nos anos 60. Na Inglaterra, por exemplo, Fredie King seria uma forte influência para músicos como John Mayall, Peter Green, Mick Taylor e Eric Clapton. Aliás, Clapton uma vez declarou a respeito de Freddie, após sua morte em 76: "Ele me ensinou tudo o que precisava saber. Quando fazer um solo e quando não. Quando organizar uma apresentação e quando não. Porém o mais importante de tudo: como fazer amor com uma guitarra". A versão de Clapton para "Have You Ever Loved A Woman", de King, é um belo tributo a seu mestre.
Falando um pouco de sua vida, Freddie King nasceu no Texas, no dia 3 de setembro de 1934 em Gilmer, no Texas. Aos 6 anos já recebia as primeiras lições de música através de sua mãe e um tio, que eram músicos, daí seu talento precoce. Em 1950 parte para Chicago, onde a cena do blues era efervescente, e logo se destacou como guitarrista, e passou a tocar em várias casas de shows dedicadas ao blues. Logo começou a ser requisitado como músico de estúdio, participando de sessões de gravação de nomes como Howlin'Wolf, Muddy Waters e Little Walter. Seu toque pessoal na guitarra passou a chamar a atenção, e em 1957 era lançado seu primeiro single, "Country Boy" e "That's What You Think". Mesmo não tendo alcançado grande repercusão, esse single lhe abriu as portas para assinar com uma grande gravadora. O produtor, músico e compositor Sonny Thompson lhe ofereceu um contrato para o selo Federal, de Cincinatti. A partir daí, Freddie construiria sua história.
Freddie King tinha um enorme talento para modernizar os antigos e clássicos blues, e talvez venha daí a fascinação que exercia sobre os jovens músicos, que o tinham como referência. Como cantor sabia colocar a alma em sua voz ao interpretar seus temas. Sua música, sua guitarra e suas interpretações ainda hoje são lembrados e celebrados por músicos e amantes do blues. Freddie morreu em dezembro de 1976 por problemas cardíacos, e ainda hoje é lembrado como um dos melhores bluesmen da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário