Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 28 de março de 2012

A Morte de Millôr Fernandes


Dias depois de perdermos Chico Anysio, chega a notícia da morte de outro gênio brasileiro: Millôr Fernandes. Assim como Chico, Millor se notabilizou por fazer humor sem necessariamente fazer rir. Na verdade, qualificar Millôr somente como humorista, do mesmo modo Chico Anysio, seria reduzi-lo a apenas uma faceta de seu múltiplo talento. Millôr era jornalista, cartunista, escritor, cronista, teatrólogo e tradutor, dentre outras coisas. Meus primeiros contatos com Millôr foram mesmo antes de eu aprender a ler. Lembro que em minha casa comprava a revista semanal O Cruzeiro, onde ele tinha uma coluna chamada Pif-Paf, em que escrevia com o pseudônimo de Vão Gogo. Eu gostava de ficar olhando seus desenhos, embora não entendesse nada do que queriam dizer. Mais tarde passei a acompanhar seu trabalho de cronista e cartunista em órgãos de imprensa, como O Pasquim (do qual foi um dos fundadores), revista Veja, Jornal do Brasil, O Dia, etc.
Millôr foi sem dúvida, um grande frasista, podendo ser comparado sem exagero aos melhores do mundo. Há anos atrás comprei o livro Millôr Definitivo, com mais de 500 páginas, que traz centenas dessas frases geniais. Foi uma delícia e um prazer enorme devorar aquelas páginas repletas de inteligência, sabedoria, ironia, indignação, mas sempre com uma dose de humor, que sempre nos leva a pensar e refletir.
A melhor forma de homenageá-lo é selecionar algumas dessas frases. Valeu, Millôr!

"A vantagem de dever muito sobre dever pouco é que, quando devemos pouco, temos que ir ao banco. Quando devemos muito, o banco vem a nós."
"Em qualquer roda é fácil reconhecer um jornalista: é o que está falando mal do jornalismo."
"Tenho realmente a mais sincera admiração pelas pessoas que sabem perder. Sobretudo quando estou do outro lado."
"Dois trapezistas, em dois circos diferentes, caíram do trapézio e foram parar no hospital. A verdade é que ninguém mais se aguenta."
"Só há uma maneira de evitar a ingratidão: jamais praticar nenhum bem ou fazer qualquer favor."
"Advogado tão canalha, que todos os seus clientes eram absolvidos. Os juízes partiam do princípio de que, para contratá-lo, só uma pessoa extremamente inocente."
"Ninguém é profeta em sua terra. Ninguém é turista em seu país. Ninguém é culpado em sua corrupção."
"Quando dois homens de negócio concordam, uma coisa é certa: cada um acha que passou o outro pra trás."

"Tem poucas ideias, mas em compensação ruins, e aliás nem são dele. E quando discursa de improviso me dá a impressão de que procura essas ideias desesperadamente, como um cachorro que escondeu o osso e esqueceu onde."
"Que pena! Quando eu nasci já não havia mais nenhum pecado original."
"Em boca fechada não entra mosca nem parfait de foie gras en creole."
"Por mais hábil que seja, o político acaba sempre cometendo alguma sinceridade."
"Sou popular por natureza, por mais que me esforce por ser hermético e profundo. Se chego e digo que achei um ninho de mafagafos com sete mafagafinhos todos percebem logo que quem melhor os desmafagafizar melhor desmafagafizador será."
"Pornografia é tudo aquilo que excita os moralistas."
"A coisa que mais separa um homem de uma mulher é viverem juntos."
"Deus protege os fracos e desamparados. Mas um bom sindicato ajuda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário