Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dois Grandes Livros Sobre Rock - Um Mesmo Autor


Roberto Muggiati é um dos melhores e mais entendidos críticos e pesquisadores musicais do país. Posso afirmar isso por conhecer uma das obras mais completas sobre a história do rock já publicadas por um autor brasileiro: Rock O Grito E O Mito. Já há bastante tempo eu ouvia falar nesse livro, uma referência em termos de texto teórico sobre o rock e tudo que ele significa. Publicado originalmente em 1973,somente na década de 80 pude adquirir um volume, quando foi lançado pela editora Vozes seu quarto volume. O livro fala do fenômeno rock e seus desdobramentos não só no plano musical, mas comportamental, social, estético, etc.

Muggiati vivenciou in loco todo aquele clima que envolveu o desenvolvimento do rock e seu crescimento como fenômeno de massa. Basta dizer que ele trabalhou na BBC de Londres, de 1962 a 1965, ou seja, acompanhou a ascenção dos Beatles e dos Stones, além de testemunhar de perto a chamada "invasão britânica", que incluía além das citadas bandas, grupos como The Who, Animals, The Kinks, etc.

Nos anos 80, Muggiati lançaria pela editora L&PM, de Porto Alegre o livro Rock, do Sonho ao Pesadelo. Nesse livro ele não faz uma análise do rock, através de um texto que resume um estudo teórico do fenômeno, e sim, traz biografias muito bem escritas de nomes marcantes e fundamentais na histórias do rock, como Elvis, Jim Morrison, Janis, Dylan, Clapton, Lennon, Bowie, Paul McCartney e outros. Na verdade o livro é uma coletânea de uma série que ele publicou naquele período na extinta revista Manchete, da qual era editor. Além desses dois livros, ele publicou um outro chamado O Que É Jazz, pela editora Brasiliense, também nos anos 80. Existe também uma série de 4 revistas escritas por ele, em que a história do rock é contada em detalhes.
Sem dúvida, Roberto Muggiati é um dos mais respeitados estudiosos de música no Brasil. Além de tudo também é saxofonista.

5 comentários:

  1. Esse livro e muito bom eu li e aprovo ele
    eu gostei muitoooooooo dele *-----------*

    ResponderExcluir
  2. Porra, Márcio. Esse blog é do baralho demais. Muito obrigado por essa dica. Comprei há uns meses essa maravilha de livro, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho a segunda edição de ROCK: o grito e o mito - comprei em 1986. Foi a minha iniciação à cultura do Rock. Eu já tinha a minha guitarra, mas não o saber.

    ResponderExcluir
  5. É sem dúvida um ótimo livro para se iniciar na cultura do rock. Um abraço

    ResponderExcluir