Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor


Existem dezenas de livros escritos sobre Raul Seixas - biografias, análises, homenagens, coletâneas de textos e letras, etc. Mas Raul, que em criança, além de sonhar em ser cantor de rock, também queria ser escritor, só viu em vida um único livro seu ser publicado: As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor. Esse livro, lançado em 1983, traz um vasto material entre textos e desenhos que ele guardava desde a infância, e coisas que ele foi escrevendo mais tarde, e até então inéditas. O livro foi lançado por uma pequena editora, Shogun Arte, que pertencia a Paulo Coelho, que na época ainda não era um escritor famoso, sendo mais conhecido como ex-parceiro de Raul. É de Paulo Coelho, aliás, o prefácio do livro, que começa assim: "Blade Runners. Ano de 2020 na cidade de Thor. Os caçadores de androides saem da cabeça de William Bourroughs e invadem as ruas superpolusosas, em busca de suas vítimas. A terra sacode-se nos eixos, já não há mais espaços.
Brasil 1955. A cidade de Thor começa a ganhar contornos entre as colinas e praias de Salvador. A Quarta Dimensão está definitivamente plugada no Universo-Terra, mas poucas pessoas são capazes de perceber o fenômeno. Raul Seixas, com 13 anos, estabelece contatos imediatos com esta Quarta Dimensão e começa a escrever os cadernos/documentos. Tudo que nossa geração vive naquela época vai sendo registrado pouco a pouco por Raul (...)"
Os textos do livro são uma espécie de diário, onde o adolescente Raul exprimia seus pensamentos, falava de suas experiências, etc. Selecionei, para ilustrar, o texto abaixo:

"A grande novidade agora, sou eu usando óculos.
Todos fazem perguntas ao ver-me de cara nova, e a todos pareço dever uma explicação:
" - Astigmatismo" (digo). Uma risada forçada, uma pilhéria sem graça e vamos partindo pra outra. No entanto esses óculos vieram mesmo beneficiar-me. Certas pessoas que não gostavam do meu aspecto pessoal, passaram a gostar do meu novo "eu". Acham que assim pareço "gente direita" e "parecer" é muito importante para essa gente. Posso afirmar que é muito interessante ter um par de olhos de vidro pendurado nas orelhas e nariz.
Hoje pela manhã encontrei um conhecido que me perguntou tolamente:
"- Você está usando óculos agora?, é?"
Eu lhe respondi:
" - Ontem eu tomei banho de óculos, sabe? A gente fica enxergando tudo chuviscado. embaça o vidro..."

5 comentários:

  1. Se tu postasses o download do livro ficaria muito grato! Há tempos que coleciono coisas do Raulzito...

    ResponderExcluir
  2. Que interessante matéria com introdução do livro de Raul, primeira vez em anos que consigo ler algo do livro. Parabéns.
    Ando notando uma coisa... tem algumas pessoas que tem esse livro nas mãos e que é um livro todo de palavras do Rauzito, mas ninguém escreveu pra internet, ninguém disponibilizou, mas pq ?
    Acho que Raul foi um grande cara, foi meu mestre, com certeza o único livro que ele publicou deveria ser acessível a todos como hoje são suas músicas e muitos vídeos .

    Um Abraço e Pense nisso.

    ResponderExcluir
  3. é...seria muito bom se tivesse uma alma boa para disponibilizar o livro para downlaod...
    o mesmo não se encontra nem à venda na estante virtual...
    é bem raro..
    alguma editora bem que poderia ter a iniciativa de prensar novamente este livro e colocá-lo nas prateleiras...
    tantos livros de merda encontramos a rodo por aí..

    ResponderExcluir
  4. Link de download por favor!!!? Não acho essa obra em nenhum site para fazer download

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei se existe uma disponibilidade pra download desse livro.Acho que não tem

    ResponderExcluir