Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Toninho Horta e Ronaldo Bastos em Los Angeles - 1976

Em 1976 Toninho Horta e Ronaldo Bastos, dois representantes de peso do Clube da Esquina passaram uma temporada nos Estados Unidos, o guitarrista e o letrista. Toninho foi participar de gravações e Ronaldo para compor. O Jornal de Música publicou uma matéria em outubro daquele ano, assinada por Vera Silva, que morava em Los Angeles. Eis a matéria, intitulada "Um Trem Doido em Los Angeles":
"Eu gostaria de ter acompanhado mais de perto as andanças de Toninho Horta e Ronaldo Bastos aqui nos States, mas não deu. Os dois estão num ritmo de trabalho que não é brincadeira, desde que chegaram aqui, em abril.
Agora, sabendo que eles estão de malas prontas para o retorno ao Brasil, tentei cercá-los para um papo sobre os últimos acontecimentos. Por sorte, encontei Toninho em seu apartamento de Hollywood, no momento em que ele chegava de São Francisco, onde tinha assistido a gravação de sua música 'Beijo Partido', com Flora Purim e McCoy Tiner. Só assim consegui marcar dia e hora para a entrevista, e aqui vai o resumo das aventuras de Toninho e Ronaldo na terra do Tio Sam.
Pra início de conversa, os dois vieram a Los Angeles para gravar com Milton Nascimento, que também trouxe Robertinho e Novelli. Durante o período de gravação do LP 'Milton'. Toninho já havia iniciado a produção do seu álbum-solo. Nesse mesmo período, Ronaldo compôs com Milton a música 'Circo Marimbondo', para o LP de Airto Moreira, que seria gravado dois meses mais tarde, e escreveu a letra para a composição de Novelli, 'Minas', que vai aparecer no próximo LP de Milton no Brasil com novo arranjo. Como se não bastasse, Ronaldo ainda trabalhou em conjunto com René Vincent, na versão de 'Nada Será Como Antes' para o inglês.
Toninho e Ronaldo garantem que só foi possível realizar todo esse trabalho ao mesmo tempo porque os estúdios Shangri-la, instalados com seus confortáveis apartamentos, entre as montanhas e as praias de Zuma, ofereciam a paz e o isolamento necessários para enfrentar esse ritmo.
Quando a produção do 'Milton' foi transferida para o Vilage, em West Los Angeles, Toninho também foi transferido para lá, mas a produção de seu álbum foi interrompida por um convite: ele estava sendo convocado para uma participação especial no LP de Flora Purim, que também teria a colaboração de Ronaldo Bastos.
Logo depois, Airto começou a gravar, e lá se foram os dois, adiando mais uma vez a conclusão do álbum de Toninho. Novelli ainda estava em Los Angeles e também participou das gravações, cantando sua composição 'Pelas Ruas do Recife'. Milton também entrou na jogada, cantando e tocando a sua 'Promessas do Sol', que acabou virando o título do LP.
Quando a produção do disco de Toninho foi retomada, no Vilage, novos músicos já haviam sido arregimentados e a banda ficou formada por Airto Moreira, Laudir, Hugo Fattoruso (tecladista), Ringo Thielman (baixo) e George Fattoruso (bateria). Toninho Horta completou as gravações no último dia 6, tendo como resultado final as fitas de base para dois LPs. Um deles será lançado nos Estados Unidos e o outro será concluído e editado no Brasil. A decisão da dupla Toninho/Ronaldo, de deixar só as bases gravadas, foi motivada pelo início das gravações do LP 'Geraes', que Milton vai fazer no Brasil a partir de novembro. Nenhum dos dois quer ficar de fora desse novo álbum, onde será incluída uma composição da dupla - 'Viver de Amor'.
No Brasil, Toninho e Ronaldo pretendem ainda participar dos discos de Nana Caymmi (para quem estão levando uma nova composição) e Beto Guedes - 'A Página do Relâmpago Elétrico' - que o Ronaldo vai produzir e escrever as letras. Antes de voltar para completar o disco inacabado, eles pretendem matar todas as saudades e rever todos os amigos, descansando do trem doido que enfrentaram durante esses meses de permanência nos Estados Unidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário