Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Maus- A História de Um Sobrevivente

Em 1988 a Editora Brasiliense lançava uma importante livro em quadrinhos, intitulado Maus – A História de Um Sobrevivente, que retratava os horrores da Segunda Guerra Mundial, roteirizada e desenhada por Art Spiegelman, filho de um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. O autor, considerado um vanguardista entre os artistas norte-americanos, em Maus ele conta uma história de gato e rato, onde os gatos representam a Gestapo nazista e os ratos a população judia. É um relato emocional de quem traz em sua história pessoal as conseqüências diretas da perseguição nazista, e através de sua arte e sensibilidade procura, talvez como uma forma de exorcizar os horrores que carrega em si, transformar em arte um triste capítulo história da humanidade tantas vezes contado e relembrado. Recentemente o livro foi relançado, novamente causando impacto pela forma em que a narrativa é conduzida. Na ocasião de seu primeiro lançamento em 88, a Editora Brasiliense, em um material de divulgação escrito por Pedro de Luna, na ocasião editor de quadrinhos da editora, faz o seguinte resumo da obra: “Coloque de lado todos os seus preconceitos: os gatos e ratos desta história não são Tom & Jerry, nem este livro é uma simples história em quadrinhos. O cenário é a Polônia durante a 2ª Guerra Mundial, uma grande ratoeira onde o que vale é a lei dos gatos, os nazistas que perseguem os ratos-judeus enquanto os poloneses preferem nada ver.
Maus – A História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman, é uma história em quadrinhos que resgata a tragédia do povo judeu no holocausto através das lembranças de Vladek Spiegelman, um sobrevivente do campo de concentração de Aushwitz. É a tragédia de um povo que, por não ousar reconhecer o perigo anti-semita, por não rebelar-se contra a perseguição nazista e enfrentar o inimigo, viveu como vivem os ratos e morreu na ratoeira. Mas não é só isso. Maus (ratos, em alemão) é a história de seu filho Artie, um jovem desenhista americano que, na tentativa de compreender o temperamento do pai e de se reconciliar com a memória da mãe morta alguns anos antes, decide colocar no papel toda a aventura dos dois na Polônia de Hitler.
Uma aventura que começa na década de 30 com o casamento de Vladek e Anja, que prossegue durante a guerra numa sequência assustadora de perseguições, fugas, esconderijos e enforcamentos, onde ambos perdem todos os familiares (incluindo seu primeiro filho, Richiev) e culmina nos portões de Auschwitz. Um livro forte, perturbador e ao mesmo tempo sensível que revelou Art Spiegelman como um dos principais desenhistas de vanguarda norte-americanos. Um sucesso nos Estados Unidos em 1986 que agora a Brasiliense oferece ao público brasileiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário