Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Aproximação de Rita Lee e Gilberto Gil

A relação musical e de amizade entre Rita Lee e Gilberto Gil é de longa data. Começou a partir de 1967, quando os Mutantes foram convidados a participarem com Gil no festival da TV Record cantando Domingo no Parque. O maestro Rogério Duprat havia assistido a uma apresentação dos Mutantes na tv, e os convidou para fazer uns vocais para a música "Bom Dia", de Gilberto Gil, cantada por Nana Caymmi. Eles aceitaram o convite para irem depois do programa ao estúdio onde a música estava sendo gravada. A própria Rita contou: "Ao chegar no estúdio travamos contato com o Gil, que naquele tempo era gordo e usava barba. Fizemos os vocais para a Nana e ele gostou muito. Depois das gravações ele nos convidou para para acompanhá-lo no festival cantando 'Domingo no Parque' e nós aceitamos, embora achássemos, pelo fato de ele já estar desenvolvendo um trabalho próprio, uma transa um pouco distante mas não inatingível. Ele sabia também da barra que seria se apresentar com guitarras num festival de música brasileira, que o pessoal iria chiar - como chiou - mas nós fomos, sempre seguindo a filosofia de 'faça o que você quiser, mas faça bem feito'. Outro fator muito importante que nos ligou ainda mais ao pessoal do tropicalismo foi exatamente essa falta de preconceitos que era tão visível contra o pessoal da Jovem Guarda."
Apesar de uma hostilidade à princípio, por parte da ala mais conservadora, a música Domingo no Parque se classificou em segundo lugar, e após ser apresentada acabou conquistando a todos, pois tratava-se de uma composição de inegável valor, e ninguém, público e jurados, em sã consciência poderia negar as qualidades da obra de Gil. Essa apresentação acabou se tornando importantíssima para os Mutantes, e muito por causa dela, permitiu que a banda gravasse seu primeiro disco no ano seguinte, ano em que também foram convidados para acompanhar Caetano Veloso no mesmo festival em que se revelaram no ano anterior, dessa vez com a polêmica É Proibido Proibir. Nesse mesmo festival também puderam apresentar uma música própria: Caminhante Noturno.
Porém, os Mutantes, que àquela altura já estavam integrados ao movimento tropicalista, tiveram que enfrentar uma forte resistência por parte de um grupo de compositores que pregavam uma espécie de boicote contra a guitarra elétrica em um festival de MPB, e apesar de serem classificados com Caminhante Noturno, encontraram um manifesto encabeçado pelos compositores Sidney Miller e César Costa Filho, onde se declarava entre outras coisas, sua repulsa por participarem de um festival de música juntamente com 'pessoas alienadas que usavam uma cultura estrangeira'. Gil, que fora o responsável por integrar os Mutantes ao movimento tropicalista, continuou trabalhando com eles, que além de participarem do histórico disco Tropicália, também tocaram no disco de Gil de 68. A amizade em especial com Rita continuou ao longo dos anos.
Em 1977, dez anos após aquele primeiro contato Rita liga para Gil a fim de convidá-lo para ser padrinho de seu primeiro filho, Roberto. Segundo Rita, "Gil achou ótima a ideia de ser padrinho do meu filho e no meio da conversa foi pintando uma vontade de matar uma saudade muito grande, de nos aproximarmos, pois a gente se sentia em condições de dar força um para o outro, porque ele também havia sido preso, aquela coisa toda (ambos haviam sido presos na mesma época por consumo de maconha). Houve então uma grande troca de de energia que acabou se concretizando com a realização de 'Refestança'.
O projeto que à princípio estava programado para ser apresentado apenas no Rio e em São Paulo, acabou sendo levado para várias capitais do Brasil, e resultou em um disco ao vivo. Os shows juntavam as duas bandas que os acompanhava, juntando 14 músicos no palco, interpretando desde Beatles - uma versão para Get Back, que mais tarde seria regravada por Lulu Santos em seu primeiro disco, até É Proibido Fumar, de Roberto Carlos, além de composições próprias. O título da série de shows, Refestança, era uma referência aos discos anteriores de Gil - Refazenda e Refavela - e nada mais era do que uma grande festa, onde as pessoas apenas se divertissem, sem qualquer mensagem filosófica, panfletária ou política, tão comuns naqueles anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário