Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os Titãs resgatando a carreira do humorista Ronald Golias

Uma de minhas músicas preferidas dos Titãs é Televisão. Acho que desde as primeiras audições essa música logo caiu no meu gosto. Os Titãs era a minha banda preferida dentre aquelas tantas que surgiram nos anos 80. Mas não foi uma paixão à primeira vista. Eu passei a ser fã mesmo a partir do seu terceiro disco, Cabeça Dissonauro, de 1986. Televisão, dá título ao segundo disco, quando o som da banda ainda estava se definindo entre a new wave e o rock. Apesar de gostar bastante da música Televisão, eu não me ligava muto nos Titãs. Mas o interessante é que a música quase nem chegou a ser lançada. Lulu Santos, que estava produzindo o disco em que a música é incluída, não queria que a música fosse lançada. É curioso que Lulu, um hit maker nato, um dos maiores do Brasil, não previu o sucesso que a música faria, pois achava que a letra traria problemas. O livro "A Vida Até Parece Uma Festa", de Hérica Marmo e Luiz André Alzer, que conta a trajetória da banda revela:
"Lulu encrencou com a música 'Televisão'. Dizia-se atingido pela composição de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Belotto, cujos versos não podiam ser mais diretos: 'É que a televisão me deixou burro, muito burro demais/E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais'. Lulu alegava que também dependia da TV e que a música poderia abortar o sucesso do LP na mídia. Mas os Titãs estavam decididos a não abrir mão da faixa. O mal-estar poderia ter se encerrado ali, não tivesse a banda o péssimo hábito de ir para a sala de gravação para reuniões informais. Nesse dia, bateram pé que não iriam sacrificar a música, justamente a que batizava o LP. E começaram a detonar Lulu Santos: o cara não tinha o menor humor, não estava entendendo patavinas, só podia estar defendendo a mulher, Scarlet Moon, figurinha fácil na televisão e que estava prestes a estrear à frente do programa feminino De mulher para mulher, na TV Manchete.
Esqueceram-se apenas de um detalhe: assim como a sala era à prova de som, ela também era toda microfonada. Do outro lado do vidro, na técnica, Lulu ouvia tudo com clareza, mas fingia fazer outras coisas, só para ver até onde iriam as farpas. E foram longe. Os Titãs reclamavam, indignados. Terminada a avalanche de críticas, o produtor entrou na sala. Mantendo a elegância, fez um rápido e irritado discurso, e saiu do estúdio. Pálido, o técnico de som, que também tinha ouvido os desaforos, veio atrás explicar o que acontecera."
"O grande sucesso do segundo disco dos Titãs, porém, foi mesmo a até então preocupante 'Televisão'. A canção ressucitou o humorista Ronaldo Golias (1929-2005), citado na música por seu cérebre bordão ('Ô Cride, fala pra mãe'). Golias, que andava esquecido pela mídia, foi contactado pela WEA pouco antes da gravação e autorizou o uso da frase, embora não conhecesse direito aquela numerosa banda paulista. Não imaginava que a homenagem lhe traria bons fluidos e, o melhor, lucros. Graças ao sucesso de 'Televisão', Golias recebeu propostas para voltar à TV e viu sua agenda de shows, quase vazia, ficar novamente lotada.
Arnaldo, que já havia recebido um recado de agrdecimento via gravadora logo depois que a música estourou, só foi de fato constatar a boa ação que tinha praticado no início dos anos 90. Ele jantava no restaurante Parreirinha, no Centro de São Paulo, e ficou frente a frente com o humorista pela primeira vez. Golias confessou que poucas vezes tinha sido tão grato a alguém: - Os Titãs me resgataram. Você não imagina como essa música foi importante para mim. Depois dela, um monte de coisas legais começaram a aconteer. Muito obrigado, de coração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário