Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ringo Starr - O Arlequim das Baquetas


Muita gente considera Ringo Starr um cara mais sortudo do que talentoso. Por ter feito parte da mais brilhante banda de todos os tempos, os Beatles, e ter tido três companheiros de inegável talento, sendo um baterista de estilo discreto, e não um virtuose de seu instrumento, Ringo talvez nunca tenha sido considerado por nenhum fã da banda como seu Beatle favorito. Mas a verdade é que Ringo na banda era um baterista seguro, que definiu o ritmo e a batida de várias das canções clássicas da banda. Assim com Charles Watts dos Stones, por exemplo, Ringo tinha seu estilo discreto, sem usar mão de solos mirabolantes, mas de estilo fundamental para a música que a banda executava. Abaixo, transcrevo um texto sobre ele, escrito por Pedro Amaral na revista de arte e cultura O Carioca, em 1997, intitulado O Arlequim das Baquetas.
"Nascido Richard Starkey, nome que abria-lhe um amplo campo profissional, ou pelo menos não o limitava, jovem ainda, fez-se Ringo Starr. Além de lavrar (por sugestão, quem sabe, de algum diretor de propaganda) seu ingresso na constelação das celebridades, este nome, aparentemente uma opção, deliberada pela brincadeira, pela pantomima, traz, no eco da palavra 'anel' (ring), a ideia - por desenvolver - de que ele não pretendia senão tornar-se uma espécie de adorno, um enfeite, jamais o centro das atenções. As más línguas - que no chamado show business parecem ser as únicas existentes - consagraram a lenda de que Ringo, provavelmente o baterista mais famoso do mundo, jamais aprendeu a rufar os tambores. Com efeito, percebe-se que, não bastasse a posição que ocupava, junto ao pano de fundo, escondido atrás de seu instrumento como um atirador em uma trincheira, seu estilo caracterizava-se por uma economia de meios, uma atenção ao 'essencial', limitando-se a ele, às vezes, à função de metrônomo - talvez por isso mesmo as fugas a essa regra se tenha gravado na memória de milhões de ouvintes, inclusive ouvintes desatentos.

Contudo, o feito notável (embora ainda não notado) desse arlequim narigudo, de riso infantil e costeletas improváveis foi certamente o de estabelecer em torno de si uma tríade de personalidades distintas, que se misturavam e se equilibravam formando uma espécie de escudo, um campo magnético que lhe garantia a impermeabilidade de seu mundo: de um lado, um homem inquieto, impulsivo, de um violento poder criador (que reivindicava para si um fim trágico), e que exercia sobre as pessoas um fascínio tal que fazia muitas terem nele um guia, uma liderança irresistível; de outro, um tipo vaidoso, bem-comportado, dotado de um grande talento e que, mesmo sem compreender (por não tentar ou por não compreender) a natureza da força que tinha ao lado, esmerava-se em acompanhá-la, ampará-la (o que às vezes significava apará-la), saciando, com aparente abnegação, sua sede de glória; ao centro de ambos, como o fiel da balança, o mais lúcido, maduro, que, sem contar com aqueles maiúsculos atributos de seus pares (mas munido de uma espécie de fé), contemplava-os e seguia-os, como um irmão mais velho, um tutor benevolente, amigo de seus protegidos - suas intervenções, sempre simples e pungentes, agiam como uma linha a cerzir aquele variegado tecido. Por detrás de todos, no lado escuro da Lua, Ringo seguia intocado, gozando de uma alegre irresponsabilidade, e podemos imaginar a que deleites se entregava quando não estava sob a guarda dos três: 'entornava' garrafas de scoth, fumava brincando com a fumaça, tinha lá seus amores, delírios, escrevia composições e aforismos (em lampejos de clarividência), tascava epítetos nos circundantes e, principalmente, varava madrugadas sozinho, no estúdio de seu castelo, rindo e... fazendo rufar os tambores."

Um comentário:

  1. Querido amigo,
    É Natal...
    Um momento doce e cheio de significado para toda a nossa vida...
    É tempo de repensar valores,de ponderar sobre a vida, e tudo que nos cerca.
    É o momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperanças que mora dentro do nosso coração para termos um mundo com muito mais Amor e Paz!!!
    Desejo a você e toda a sua família um Natal abençoado e cheio de alegria.
    FELIZ NATAL!!!!!

    Beijocas de luz e paz...

    ResponderExcluir