Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 8 de outubro de 2011

Revista Bizz Especial - De Monterey ao Rock In Rio 2011


Durante 15 anos a revista Bizz foi o grande órgão de divulgação e informação a respeito de rock. De 1985 até 2000 a revista dominou o mercado, conseguindo muitas vezes entrevistas exclusivas com astros do rock, e excelentes resenhas de shows que aconteceram no Brasil e no exterior, além de lançamento de discos. Chegou até a mudar de formato e nome (por um tempo virou Show Bizz), mas durante o tempo em que circulou dominou o mercado de publicações musicais.
Ao sair de circulação em 2000, deixou um vácuo, já que não havia uma outra revista do segmento que a substituísse. Alguns anos depois, a revista voltou a circular mensalmente, mas com uma distribuição menos eficiente, e já sem a mesma força anterior, e novamente, após uma sequência de edições, acabou sucumbindo no mercado editorial, apesar da força da marca Bizz.
Hoje a Bizz ainda é lançada, mas em edições especiais esporádicas, aproveitando algum evento, como um show ou algum evento importante que acontece no país, ou uma data comemorativa, etc. A mais recente edição nas bancas, por exemplo, é em virtude do Rock In Rio.
A edição traz por título "De Monterey ao Rock In Rio 2011", mas ao verificar a forma em que o título aparece grafado na capa, vê-se que os editores buscaram aproveitar o grande apelo que o festival acontecido no Rio ganhou na mídia: Rock In Rio 2011 vem em nítido destaque.
Como o próprio título da revista diz, a primeira matéria destacada é sobre o festival Monterey Pop, acontecido em 1967 nos EUA, e considerado o primeiro grande festival de rock acontecido no mundo. Também são destacados os festivais de Woodstock, como não poderia deixar de ser, e outros eventos de rock que se tornaram notáveis, como os festivais de Leeds, Altamont, Glastombury e Roskilde, e alguns mais recentes, como SOS África, Live Aid, Coachella, Pitchford e Lollapaloza.

Mas, o grande destaque na revista é realmente o Rock In Rio, que ocupa a maior parte da revista. Começa com uma entrevista com Frejat, que participou de todos os quatro festivais. Em seguida, há um bom material fotográfico e de texto sobre todos as três primeiras edições do Rock In Rio (a revista foi lançada antes da edição 2011). Trata-se de um ótimo material sobre o festival, destacando-se ainda o Rock In Rio Lisboa e Madri.
Algumas curiosidades, principalmente sobre o estrelismo de alguns rock stars que participaram de algumas edições do Rock In Rio são relembradas, como: "Fred Mercury, do Queen, deu piti ao ver artistas brasileiros com Erasmo Carlos e Elba Ramalho 'atrapalhando' sua passagem rumo ao camarim. Exigiu que todos sumissem ou ele voltaria ao hotel. Um coro de 'Viado!' ecoou pelo corredor. 'O que eles estão gritando?' perguntou a Amin Khader, responsável pelos camarins. 'Estão te elogiando.' 'É mentira!' Entrou no camarim. Pouco depois, saiu e perguntou:'No Brasil tem furacão?' Amin disse que não. 'Pois acabou de passar um por aqui'.
'Quando entrei, estava tudo virado! A bicha tinha botado tudo de pernas pro ar. Tinha até papaia no teto', contou Khader à Bizz de janeiro de 2000."
Quando sair alguma edição contando detalhes do Rock In Rio 2011, provavelmente a Rolling Stone e a Billboard, que são as duas mais importantes revistas sobre música em circulação no Brasil, se poderá ter uma visão geral de todas edições do Rock In Rio, se somadas à Bizz Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário