![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWR9kyx81iBvTwb014GL9gOwkxEGGVbrSnv-ORL9rLFw0pbLVWd7dxnSTO1JJDT9PhygaD5lMpAEdFmAKMWitPqAS2xbORh3yE2XKBKhI3Z2Yh1IeKVMOIQxcvS0oAIPxTIm5gKoZIj3wc/s320/imyra.jpg)
Outro vinil precioso de minha coleção é Imyra, Tayra, Ipy, de Taiguara (1976). A concepção do disco começa em Londres, onde Taiguara se encontrava em 1975, e há quase um ano produzia um disco em inglês, com excessão de duas músicas: Terra das Palmeiras e Porto da Vitória. Porém, mesmo antes de concluído, e apesar de ser praticamente todo em inglês, a obra foi totalmente censurada. Tratava-se demais uma ação de perseguição e abuso por parte dos imbecis que na época da ditadura comandavam os órgãos da censura em nosso país. De volta ao Brasil, Taiguara propõe à sua gravadora, EMI-Odeon, um álbum reunindo os melhores músicos em atividade no país, e sem economia de recursos. Na época, ele havia acabado de ler Quarup, de Antônio Calado, e sob inspiração do livro, que relata costumes e tradições indígenas, concebeu a ideia de Imyra, Tayra, Ipy. Pelo Dicionário da Língua Tupi, de A .Gonçalves Dias, Imyra é árvore, madeira, pau; Tayra é filho; e Ipy, cabeça de geração, princípio, primeira origem. Seu próprio nome, também de origem tupi, e grafado originariamente Taigoara, significa forro, livre, senhor de si. O disco reunia um elenco de músicos fantásticos como: Nivaldo Ornellas (sax e flautas), Toninho Horta (violão), Jacques Morelembaun (cello), Novelli (baixo acústico), Paulinho Braga (bateria e percussão) e Mauro Senise (flautas), entre outros. Os arranjos de 6 das 14 faixas ficaram a cargo de Hermeto Pascoal, que também atuou como músico. Os demais arranjos são do próprio Taiguara. A regência foi entregue a Wagner Tiso. Com um time de estrelas como esse só poderia ser concebida uma obra-prima. A união de Taiguara, que vivia seu auge criativo, e Hermetho Pascoal, um gênio musical que sempre enxergou à frente de seu tempo, só poderia resultar em um álbum fantástico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrucM_Z67SLfW2ngXfGwGZwLhTu_v9g3OfYn14ddT4v6EKUjgBX60VGHeJ0yb-ucPRUWb06OxJaTNqVVw6GuwwC1G5mYciZ5d_GtKMc8HQtTiP8As2pADpNjmX5GPyywMZiQamEC8LhWlz/s320/imyra+2.jpg)
Voltou. :)
ResponderExcluirSim. Felizmente já se pode desfrutar dessa obra-prima, sem precisar lmportá-la do Japão
ResponderExcluir